Caravana da Produção Ouve Lideranças de Baião e Mocajuba!!...
O fomento da agricultura familiar, base econômica do município, foi eleito como prioridade pelos produtores de Baião para alavancar a economia local e desenvolver a região. A decisão vem como resposta ao questionamento feito pelo secretário estadual de Incentivo à Produção, Sidney Rosa, durante reunião realizada na quarta-feira, 20, em que fez alusão ao Pará Estratégico 2030, um projeto do governo com propostas, metas e diretrizes para o desenvolvimento sustentável do Estado até aquele ano. O secretário lidera a Caravana da Produção, que percorre os municípios da região de integração do Baixo Tocantins. No debate, foi identificada a necessidade de retomar a cultura da pimenta-do-reino e de intensificar a fecularia de mandioca e a piscicultura. O secretário municipal de Desenvolvimento, Eupígio da Glória, também defendeu o incentivo ao projeto de biocombustível referente à produção do dendê.
“Baião já tem uma boa quantidade de mandioca plantada e iniciamos a criação de peixe", argumentou o secretário. "A agricultura familiar está estagnada e, com a execução dessas atividades, a médio e longo prazo, será possível fazer uma revolução produtiva em Baião e nos municípios vizinhos”. A agenda incluiu uma visita ao escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater). O representante da Emater, Max Ângelo, explicou que o escritório regional já trabalha com atividades voltadas para a pesca, com criação de peixe em tanque-rede e escavado, qualificação do produtor, por meio de seminários sobre piscicultura, e ações direcionadas à agricultura familiar.
Em Mocajuba, mais de 200 pessoas, entre produtores rurais e lideranças comunitárias e políticas, participaram da rodada de negociação com o setor produtivo. Na localidade, já foi iniciado o trabalho de diversificação da base produtiva, com expansão do cultivo de açaí, mandioca e cacau e início da piscicultura, mas ainda falta aprimorar a mecanização das áreas degradadas, pontuou o secretário municipal de Agricultura, Aldo Serrão, durante a apresentação do cenário socioeconômico de Mocajuba.
“Já iniciamos atividades visando diversificar nossa atividade produtiva, antes marcada apenas pelo monocultivo da pimenta-do-reino", disse o secretário. "Não é deixar de lado a produção da pimenta, e sim ampliar as nossas potencialidades. Doamos mudas de açaí, cacau e até essências florestais, fizemos cursos de capacitação para os produtores, entre outras ações, mas precisamos intensificar a mecanização, ainda incipiente”. Ainda em Mocajuba, a equipe de governo visitou os espaços onde funcionam atividades voltadas para o fomento da agricultura familiar, como a Escola Polo Bom Futuro, que foi construída para impactar o setor produtivo com a qualificação da produção agrícola.
A diretora do escritório regional Tocantins do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Bruna Rocha, explicou que a instituição atua em parceria com órgãos estaduais, nos segmentos enumerados pelos produtores. “Estamos aqui reunidos em caravana justamente para trocarmos ideias e estreitarmos a relação no trabalho já executado e agilizar o processo. Baião já tem, por exemplo, agentes capacitados que orientam o empresariado local e o projeto do agronegócio já atende a mandiocultura e está tentando a piscicultura em tanque e rede, para 2014, em parceria com as secretarias estaduais de Agricultura e Pesca", descreveu.
“A Caravana está percorrendo os municípios para incentivar e cooperar com os projetos desenvolvidos e trabalhar as potencialidades", reforçou Sidney Rosa. "São necessidades estratégicas e viemos para ouvir as demandas das localidades com o objetivo de contribuir para que o produtor tenha autonomia e não seja dependente apenas de políticas assistencialistas”.
A visita marcou o segundo dia de presença da equipe da Caravana da Produção na região tocantina, que se encerra nesta quinta-feira, 21, cumprindo agenda de trabalho nos municípios de Igarapé-Miri e Abaetetuba. A equipe é liderada pela Sedip e integrada por instituições governamentais vinculadas à secretaria, em parceria com órgãos da iniciativa privada.
Texto:
Claudiane Santiago - Adepara
Fone: (91) 3210 1106 / (91) 8231 8793
Email: cllausantiago@gmail.com
Claudiane Santiago - Adepara
Fone: (91) 3210 1106 / (91) 8231 8793
Email: cllausantiago@gmail.com
Agência de Defesa Agropecuária do Pará
Av. Pedro Miranda com a Tv Angustura nº 1666 Belém-PA CEP: 66087-490 B, altos. Pedreira
Fone: (91) 3210-1104/1102
Site: http://www.adepara.pa.gov.br/ Email: gab@adepara.pa.gov.br
Av. Pedro Miranda com a Tv Angustura nº 1666 Belém-PA CEP: 66087-490 B, altos. Pedreira
Fone: (91) 3210-1104/1102
Site: http://www.adepara.pa.gov.br/ Email: gab@adepara.pa.gov.br
Comentários
Postar um comentário