Novas informações sobre a construção da Ponte sobre o Rio Igarapé - Miri.

Fotos de alguns pilares de sustentação da Ponte.



Vista aérea do local da construção da Ponte sobre o Rio Igarapé - Miri.



Engenheiro responsável pela obra - (Márcio Guimarães).

As obras da primeira  de concreto armado na PA-151 avançam sobre o rio Igarapé-Miri. O Governo do Estado está investindo quase R$ 60 milhões na estrutura, que terá 569,50 metros de extensão, beneficiando os municípios de Mocajuba, Cametá, Baião e Igarapé-Miri. Um resgate do compromisso assumido pelo governador Simão Jatene com a população da região do Baixo Tocantins.
 
O desvio da travessia da balsa foi efetivado no mês passado, após a instalação das novas rampas de acesso. No local onde ficavam as rampas antigas, estão sendo edificadas as fundações da ponte, que terá 13,5 metros de altura, para permitir a navegabilidade do rio Igarapé-Miri, que possui um tráfego intenso de embarcações. O engenheiro Márcio Guimarães explica que a obra está se desenvolvendo dentro do cronograma previsto.
 
“Estamos com 20% de obra executada. Atualmente estamos desenvolvendo o serviço de fundação. Paralelamente, desenvolveremos as etapas de meso-estrutura, que são as estruturas que vão suportar a laje; e a super-estrutura, que são as vigas. As vigas pré-moldadas estão sendo feitas aqui mesmo, no canteiro da obra”, contou Márcio Guimarães, engenheiro residente da Construbase.
 
A ponte terá um tabuleiro com seção transversal de 10 metros, composto de 14 vãos, sendo os dois extremos com comprimento de 39,95 metros e os 12 centrais, que correspondem aos vãos de navegação, com 40,80 metros. A construção vai melhorar o acesso aos municípios que atualmente se utilizam das travessias feitas por balsas rebocáveis sobre o rio Igarapé-Miri, como o produtor rural Gabriel Diniz, que constantemente faz esse percurso.
 
“Essa ponte vai melhorar muito a vida de todos que, como eu, trabalham na região e fazem essa travessia várias vezes na semana. A obra beneficia não apenas os produtores, mas toda a população que passa a ter mais independência em seus horários, que não precisarão mais estar atrelados aos horários determinados de travessia das balsas”, reiterou Gabriel Diniz, produtor rural. 
 
Dados da Obra:
Início: julho de 2013
Previsão de conclusão: novembro de 2014
Valor global: R$ 59.696.768,14
Andamento da obra: 20%
Empresa responsável: Construbase Engenharia Ltda
Secretaria responsável: Secretaria de Transporte (Setran)
Órgão beneficiado: Setran

Fonte: Agência Pará.
Dani Filgueiras
Secretaria de Estado de Comunicação


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