Desabamento da Torre da Rádio e TV Cidade (Mocajuba), força da natureza ou algo premeditado? Entenda!

Bom, de início vamos fazer uma pequena recapitulação sobre o que aconteceu na noite da sexta-feira (03/07). Por volta das 21:00 horas, durante uma torrencial chuva com forte ventania que aconteceu no município de Mocajuba, fez com que a Torre da Rádio e TV Cidade (Mocajuba) viesse abaixo, atingindo conseqüentemente uma casa, mais precisamente a do ex-secretário de agricultura "Elkson Miranda", e o muro da Escola Municipal Abel Figueiredo. Por sorte ninguém que estava dentro da casa sofreu nenhum tipo de ferimento, e também ninguém passava no momento, favorecendo assim com que não houvesse vítimas.

As principais causas que foram levantadas para que a torre viesse abaixo seria a que de os PARAFUSOS da emenda da torre haviam estourado à uma altura de mais ou menos 6 metros, e que não suportaram a forte ventania que acontecia na hora.

Há relatos também de que a Torre da Rádio e TV Cidade (Mocajuba) já tinha uma inclinação acentuada, mais havia sido ignorada. Outro fato também importante de se ressaltar, é a de que a emissora havia sido avisada de que um possível desabamento poderia acontecer, e novamente o aviso foi ignorado.

O Diretor de Engenharia da emissora, "Anderson Coelho", em uma conversa com um morador local, alega que a torre havia passado por vistoria à 2 meses atrás, e de que teria sido liberada para continuar o funcionamento da mesma sem nenhum problema, e de que a "força da natureza" teria sido a real causadora do incidente. Ele também informou que 2 transmissores teriam sido danificados durante a queda da torre; seriam eles o da Rádio e o da TV Cidade (Mocajuba). Mas ele confirmou que há um de reserva e que se necessário, e com a instalação de uma torre provisória, possa voltar as transmissões da Rádio ou TV novamente.

Com certeza um laudo será feito por parte do Corpo de Bombeiros, do Centro de Perícias e da ANATEL, afim de comprovar o que de fato teria acontecido para que a torre desabasse e também se a emissora poderá continuar com suas transmissões tanto de Rádio como de TV.

É importante ressaltar que os serviços tanto televisivos, de rádio e de alguns pontos de internet que utilizavam a torre como local de irradiação, e que estão com os serviços interrompidos são os seguintes:

* TV Cidade (Mocajuba) - RBATV - Band.
* TV Cultura - Rede Cultura do Pará - TV Brasil.
* Rádio Cidade (92,3 MHz) FM.
* Bits Telecom e Provecom (Parcialmente).


O blog lamenta que o fato tenha ocorrido, graças à Deus que nenhum morador da casa, e que ninguém tinha passado pelo local na hora tenham sido atingidos, pois sem dúvidas a tragédia poderia ter sido muito maior e com fatalidade. Essa família pode dizer que nasceram de novo, e com certeza os mesmos devam estar bastante assustados com o que aconteceu, e que Deus proteja à todos nós hoje e sempre para que nada de mal nos aconteça!

Esperemos que o que aconteceu na noite daquela sexta-feira, sirva de alerta e que tenhamos uma fiscalização por parte da prefeitura mais efetiva quanto à montagem e manutenção de torres de comunicação em nosso município, afim de evitar que casos como esses venham a se repetir.

Recebemos informações de que uma multa, ao que parece por parte do CREA contra a emissora no valor de 380 mil reais por causa do incidente foi expedida. Com certeza a emissora poderá recorrer da multa e reverter a decisão que culpava a mesma pelo fato.

Abaixo você poderá conferir algumas imagens diurnas do dia posterior ao desabamento da torre, que foram registradas por um morador local e enviadas com exclusividade para o "Blog do Vinícius Leal":
















Esperamos que o fato não aconteça novamente no município, pois sem dúvidas o que aconteceu naquela sexta-feira irá demorar para ser esquecido e ficará para a história do município como um fato triste.

Com Informações e Fotos: População Mocajubense.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.