Cohab entrega segunda etapa do Cheque Moradia para quilombolas de Mocajuba.
A Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab) promoveu em Mocajuba, nordeste do Estado, no último final de semana, a entrega da segunda etapa do benefício habitacional do Programa Cheque Moradia. Vinte e uma famílias de remanescentes de quilombolas foram beneficiadas com a entrega, todas residentes na Comunidade Quilombola São José de Icatu, localizada a 23 km da sede do município.
Ao todo, o Estado investiu R$ 251.600,00 ao adquirir material de construção para essas famílias que se encontram em situação de baixa renda e vulnerabilidade social. Foram concedidos benefícios para quinze novas construções e seis melhorias, totalizando os 21 atendimentos por parte do programa, que visa ainda a valorização da população negra, possibilitando a melhoria das condições de habitação desse público, além de reforçar o esforço do governo do Estado no desenvolvimento de políticas para a valorização do negro e a diminuição do cenário de desigualdade histórica dessa população.
Todo o trabalho da equipe da Cohab iniciou em julho de 2015, quando foi feito um levantamento inicial, não só das condições da moradia como da situação socioeconômica de cada família, observando-se os critérios estabelecidos pelo programa. Em outubro de 2015, os selecionados receberam a primeira etapa do benefício.
Essa não é a primeira vez que a comunidade quilombola de Icatu é atendida pela Política de Habitação do Estado. Em 2012, a Cohab entregou o conjunto habitacional Climério da Rocha, considerado o primeiro residencial da região Norte destinado a descendentes de quilombolas, com 50 unidades habitacionais, construídas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social (FNHIS), do Ministério das Cidades, e contrapartida do Governo do Estado. Naquela ocasião também foi construída uma padaria e sistema de abastecimento de água, além da realização de atividades do trabalho técnico social, incluindo cursos, palestras, treinamentos e oficinas, visando a geração de renda e organização social da comunidade.
Para Maria José Brito, liderança local, o Cheque Moradia garante que as famílias de Icatu melhorem a qualidade da habitação, se igualando aos que já foram contemplados com as unidades habitacionais entregues em 2012.
A comunidade São José de Icatu teve origem em 1770. É formada por remanescentes de escravos, que, buscando liberdade, fugiram das fazendas localizadas em Abaetetuba e Igarapé-Miri. Hoje moram no local cerca de 80 famílias, que sobrevivem basicamente da agricultura de subsistência (plantação de feijão, pimenta e mandioca). Icatu tem uma escola com ensino infantil e fundamental. A comunidade é servida por ônibus que fazem o transporte escolar até a sede de Mocajuba.
Com Informações: Rosa Borges - COHAB/PA.
Publicação: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".
Comentários
Postar um comentário