Conheça os 6 pré-candidatos a prefeito(a) de Mocajuba.
Montagem: Vinícius Leal. |
• Alda Ferreira – (DEM): Professora, ex-vice-prefeita de Mocajuba (2009-2012), foi candidata à prefeita nas eleições municipais de 2012, ficando em segundo lugar com aproximadamente 6 mil votos. Para o pleito eleitoral desse ano, é dado como certo o nome do vereador Daniel Cunha (PSB), para ser seu vice-prefeito. Cerca de 6 partidos, já demonstram interesse em apoiar a candidatura de Alda Ferreira, que têm grandes índices de intenção de votos, estando empatada tecnicamente com Fátima Braga (PMDB), segundo as últimas pesquisas que foram realizadas no município.
• Carmen Américo – (Rede Sustentabilidade): Geógrafa, professora, com pós-graduação, mestrado, e concluindo doutorado, filiada e dirigente do partido Rede de Sustentabilidade, partido novo e liderado por Marina Silva nacionalmente, tem mantido com firmeza a proposta de candidatura, e isso tem feito com que aqueles que não se alinham ao bloco do Governo do Estado e/ou ao de Helder Barbalho, façam coro junto à Carmen Américo. A atuação agressiva no blog rendeu inimigos com aqueles do grupo do prefeito Rosiel Costa, além de outros políticos a veem com ressalva, pois o “canhão” dela pode voltar-se contra eles também. Como se voltou contra o vice-prefeito José Antônio Castro (PSD). Muitos acreditam em uma aliança certa com o PSOL, comandado por Reginaldo Ramos, seu amigo pessoal e de república de estudantes; outros dizem que eles estão ás turras. E outros partidos tem se agregado em torno dela, como o PCdoB, PSL e outros.
• Éder Baía – (PP): Professor da rede pública municipal e estadual, é vereador em seu segundo mandato (2009-2012) – (2013-2016). Por muito tempo foi considerado vereador da situação, ou seja, do lado do prefeito Rosiel Costa (PR); mas devido a uma divergência, que tinha por finalidade escolher qual candidato o prefeito Rosiel Costa (PR), iria apoiar nas eleições majoritárias desse ano, que no caso foi o vereador Edinilton Braga (PROS). Éder então resolveu romper com o grupo da “situação”, e lançou candidatura própria, o que gerou certa instabilidade dentro do grupo que parecia ser “inabalável”. Éder é um vereador bem quisto pela maioria da população; possui baixos índices de rejeição, e tem números razoáveis de intenções de votos, ficando entre o 3° e 4° lugar em algumas pesquisas.
• Edinilton Braga – (PROS): Vereador em seu segundo mandato (2009-2012) – (2013-2016), é o pré-candidato indicado do prefeito Rosiel Costa (PR), e o seu mais fiel escudeiro; e para consumar esse fato, é concunhado do próprio. Dentre os candidatos que citamos nessa postagem, é o que possível o maior índice de rejeição; acredita-se que se deva pelo fato de estar envolvido em alguns escândalos. Até o momento, não sabemos quem será o seu companheiro de chapa (vice-prefeito), e teremos que aguardar até as convenções do seu partido, onde será anunciado oficialmente como candidato a prefeito, seu vice-prefeito, e coligação.
• Fátima Braga - (PMDB): Advogada, ex-vereadora e ex-presidente da câmara municipal de Mocajuba, filha do ex-prefeito Amadeu Braga, residiu por muitos anos fora de Mocajuba, onde foi uma das fiéis escudeiras do atual Ministro da Integração e ex-prefeito de Ananindeua, Hélder Barbalho (PMDB). Fátima já atua no município a muitos anos, através de programas assistencialistas, os quais citaremos a seguir: (Natal Feliz, Rádio Comunitária Mocajuba FM, Instituto Fátima Braga). Graças a esses programas citados acima, Fátima construiu uma imagem sólida e com perspectivas de ser a mais ideal para assumir o executivo mocajubense. Prova disso é que desponta nas pesquisas com alto índice de intenção de votos, empatada tecnicamente com Alda Ferreira (DEM). Ao que tudo indica, e também através de comentários de bastidores, seu candidato a vice-prefeito será o ex-vereador Cosme Macedo, ex aliado do prefeito Rosiel Costa (PR), e com grande apresso por parte da população, graças a sua atuação anterior e posterior ao seu mandado como vereador.
• Reginaldo Ramos – (PSOL): Advogado, funcionário público do Estado do Pará (DETRAN), militante do PSOL. Até certo tempo atrás, pensou-se que iria ser formado uma coalizão com Carmen Américo (Rede Sustentabilidade), um sendo o candidato majoritário (prefeito), e outro a vice; mas o que parece, a união não foi para frente, e ambos resolveram lançar candidatura própria. Reginaldo quer implantar uma gestão participativa, com resultados eficazes, pautada na transparência, e com isso evitando corrupção e gastos desnecessários. Até o momento, não sabemos se o PSOL virá com chapa única, ou se haverá uma coligação.
Esperamos que com essa breve análise, sobre cada um dos 6 pré-candidatos, tenhamos ajudado você eleitor mocajubense, e de demais municípios que acompanham as eleições municipais do nosso município.
Blog do Vinícius Leal – Com você, nas eleições municipais 2016!
Fotos: Reprodução Internet.
Montagem e Texto: Vinícius Leal – “Blog do Vinícius Leal”.
...
ResponderExcluir