Após 16 anos, Dom Jesus Maria, bispo da Diocese de Cametá, é transferido para Diocese de Bragança - PA.


Uma notícia pegou todos os católicos do baixo e médio Tocantins e Transamazônica de surpresa, na manhã desta quarta-feira, 17/08. Dom Jesus Maria, foi transferido para Diocese de Bragança do Pará, e assumirá o lugar de Dom Luís Ferrando, que pediu renúncia ao papa Francisco, que posteriormente aceitou.

Dom Jesus Maria estava à 16 anos a frente da Diocese de Cametá do Tocantins, quando assumiu após a renúncia de Dom José Elias, por motivos de saúde.

Confira agora, a carta oficial enviada pelo Vigário Geral, Monsenhor Raimundo Nonato R. Martins, para às 20 paróquias, espalhadas em 10 municípios do baixo e médio Tocantins e Transamazônica:

 DIOCESE DE CAMETÁ
 CNPJ: 09.356.949/0001-01
 Estrada Cônego Siqueira, 1653
 68400-000 - Cametá - Pará - Brasil
 Caixa postal 11.

Nota por ocasião da transferência de 
 Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR nomeado bispo da Igreja Diocesana de Bragança do Pará.

 Caríssimos irmãos e irmãs,
 Misericórdia, paz e fé! 

 Após aceitar o pedido de renúncia de Dom Luís Ferrando ao governo pastoral da Diocese de Bragança do Pará, hoje 17 de agosto de 2016 acordamos com a notícia da nomeação pelo papa Francisco de Dom Frei Jesus Maria Cizaurre Berdonces, OAR como novo bispo da Diocese de Bragança do Pará, transferindo-o da sede episcopal da Diocese de Cametá. Neste momento, mas do que tristeza, o sentimento que invade o nosso coração ante esta notícia é de gratidão a Deus pelos 16 anos que Dom Jesus Maria ofertou a sua vida ao ministério apostólico em terras e águas de nossa amada Igreja Particular. Com a graça de Deus e a colaboração de muitos, realizou diversos projetos pastorais, administrativos e sociais. Somos gratos a Deus por nos ter concedido a graça de poder conviver com ele e tê-lo como nosso pastor por esses anos. 

 A Igreja de Jesus Cristo que está em Bragança do Pará ganha sem sombra de dúvida um grande pastor, dedicado, zeloso, simples, próximo do clero e do rebanho e, sobretudo, alcançado pelo amor de Deus e por isso, misericordioso. Entre nós procurou colocar em prática o seu lema episcopal: Paz e Fé. De fato, sua missão foi a de nos confirmar na fé por meio de ensinamentos tão sólidos e ao mesmo tempo, nos mostrou o caminho para a mudança interior que ele mesmo experimentou quando de sua conversão, conforme nos testemunhou por várias vezes. 

 Assim, damos graças a Deus e expressamos a Dom Jesus Maria nossa sincera gratidão por missão tão fecunda entre nós, a tempo em que lhe asseguramos nossas orações auspiciando do céu abundantes bênçãos para que o seu ministério de pastor, junto ao povo de Deus em sua nova diocese produza muitos frutos, tal como produziu em nossa amada Diocese de Cametá. A Nossa Senhora da Consolação patrona da ordem Agostiniana Recoleta entregamos sua vida e apostolado. 

 Desde já, convocamos a todos a estamos em oração pedindo ao Senhor da messe que tão logo providencie e nos envie um novo bispo e que seja um pastor zeloso e sábio, capaz de apascentar essa parcela do rebanho do Senhor que está na Diocese de Cametá segundo Jesus Cristo, o Bom Pastor. E que Deus lhe conceda a graça de ser para nós: pai, pastor e amigo. 

 Com as bênçãos de Deus,
 Cametá-PA, 17 de agosto de 2016. 

 Mons. Raimundo Nonato Rodrigues Martins
 Vigário Geral

Até o momento, não sabemos quem assumirá o lugar de Dom Jesus Maria, mas já se cogita duas “alternativas”:

1 – A vinda de um novo bispo, nomeado e/ou transferido de outra Diocese do Estado ou País.

2 – A ordenação eclesiástica (bispo) de Monsenhor Raimundo Nonato R. Martins, que hoje já ocupa dois cargos de extrema relevância em nossa Diocese (Vigário Geral e Reitor do Seminário Maior – Ananindeua – PA). Segundo pesquisas realizadas pelo nosso blog, o Monsenhor atende os requisitos necessários para ser ordenado bispo (ter no mínimo 35 anos e pelo menos 5 anos de ordenação presbiteral – padre).

Ressaltamos que não estamos aqui para criarmos boatos, e muito menos mal estar dentro da Diocese.

O Blog do Vinícius Leal, agradece o nosso amado e querido bispo, Dom Jesus Maria, pelos seus 16 anos de evangelização em nossa Diocese, e pelo enorme carinho e zelo que teve por todas às 20 paróquias, espalhadas em 10 municípios: Baião, Breu Branco, Cametá, Igarapé-Miri, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Novo Repartimento, Oeiras do Pará, Pacajá e Tucuruí. Agradecemos também pelos ensinamentos que Dom Jesus Maria compartilhou com as dezenas de seminaristas, diáconos permanentes, diáconos e padres, que foram formados nos dois seminários de nossa Diocese: Menor – Padre Josimo (Cametá) e Maior – Bom Pastor (Ananindeua).

Dom Jesus Maria, que Deus, com sua infinita e soberana bondade, lhe recobra de bênçãos e graças, e que sua trajetória de evangelização em sua nova Diocese, seja de muita alegria, prosperidade e sucesso. Em nome de todos os católicos do baixo e médio Tocantins e Transamazônica, obrigado, obrigado e muito obrigado por tudo que o senhor fez pelo nosso povo!

Com Foto e Informações: Diocese de Cametá do Tocantins.

Texto: Vinícius Leal – “Blog do Vinícius Leal”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.