Jep's reuniu quase seis mil atletas nas fases regionais.





Os Jogos Estudantis Paraenses (JEP's) envolveram quase seis mil atletas de escolas municipais, estaduais, privadas e federais, em 11 regionais que aconteceram na Região Metropolitana de Belém (RMB) e nos municípios de Abaetetuba, Castanhal, Ipixuna do Pará, Portel, Marapanim, Maracanã, Mocajuba, Irituia, Santa Izabel e Xinguara, com a participação de 112 municípios do estado. O evento foi promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Esporte e Lazer (NEL), em parceria com a prefeitura local.
Os JEP's têm como objetivo integrar, difundir e valorizar as práticas desportivas nas escolas públicas e privadas do estado do Pará, buscando novos talentos no cenário esportivo estadual, assim como proporcionar uma educação integral, desenvolver o intercâmbio social desportivo entre os estudantes, fomentar as boas relações entre os professores e alunos, estabelecer uma união segura entre a classe estudantil e estimular a prática desportiva como instrumento imprescindível à superação do indivíduo.
Os jogos contribuem, também, para a formação da personalidade, revelam novos valores no cenário desportivo educacional, selecionam alunos para representar o Pará nos Jogos Escolares da Juventude, fase nacional, e ampliam a participação em atividades esportivas a todos os estabelecimentos de ensino, envolvendo alunos nas modalidades de futsal, vôlei, handebol, tênis de mesa, xadrez e basquete, nas categorias A, de 12 a 14 anos, e B, de 15 a 17.
As competições regionais contaram com a participação de 373 escolas, sendo 167 estaduais, e funcionaram como uma espécie de triagem, pois as equipes vencedoras competirão na etapa estadual, que ocorrerá em Belém, entre os dias 13 e 18 de agosto deste ano. Ao todo, 1460 alunos foram classificados para a fase estadual, sendo que 696 são da categoria A e 764 da categoria masculino e feminino.
As equipes classificadas na etapa estadual representarão o estado do Pará nos Jogos Escolares da Juventude que acontecem na cidade de Londrina (PR), para a categoria A, e na cidade de João Pessoa (PB), para a categoria B. Ambas as competições constituem uma ótima oportunidade para os atletas se destacarem e tentarem uma vaga nas seleções nacionais.
Segundo Ana Glória Guerreiro, coordenadora do NEL, esse ano o jogos colheram os frutos dos trabalhos desenvolvidos nos outros anos, atingindo a meta estabelecida pelo núcleo. Ela destacou, também, a capacidade dos municípios pequenos em sediar os JEPs, como foi o caso de Mocajuba e Ipixuna do Pará, que conseguiram organizar excelentes regionais. A coordenadora enfatizou a grande participação das escolas estaduais, o que significa um excelente avanço do Pacto Pela Educação do Pará na melhoria e desenvolvimento do esporte dentro das escolas, com a capacidade dos nossos profissionais.
“Para o NEL e para a Secretaria de Educação, todos esses resultados positivos são muito gratificantes, temos uma equipe muito coesa, conseguimos unir pessoas que elevaram o esporte escolar e melhorou muito a qualidade dos jogos. Alcançamos o nosso objetivo maior, que é fortalecer a prática e o desenvolvimento do esporte dentro das escolas”, enfatizou ela.
Eliane Cardoso
Secretaria de Estado de Educação

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.