O Dia de Finados em Mocajuba: Cultura, Emoção e Tradição!







Fotos: Ferreira Filho.
E o dia 02/11 é recheado de cultura, emoção e tradição em Mocajuba! Porque Vinícius? Porque a Rua 15 de Novembro com Travessa Alexandre de Castro (Rua do Cemitério), vira uma verdadeira praça de alimentação à céu aberto, onde você encontra desde grinaldas e velas, até os deliciosos biscoitos de erva doce e o requisitadíssimo mingau de mucajá.

Confesso que ontem me bateu uma saudade enorme de está na minha terra, de aproveitar esse momento que não significa (para os mocajubenses), apenas de tristeza por homenagear nossos ente queridos, mas também de alegria e "confraternização" com os que estão em vida.

Agora eu irei falar mais detalhadamente sobre essas simbologias que eu coloquei no tema dessa matéria:

- CULTURA: A cultura mocajubense é bastante comum, algo típico dos interiores amazônicos, onde a vida é ditada por uma rotina tradicional onde a maioria das pessoas se conhecem, e, compartilham suas experiências de vida e valorizam os momentos em família.
Podemos dizer também que Mocajuba tem seus "momentos" que exalam cultura, como: Carnaval com os blocos tradicionais e o Cordão dos Linguarudos; o Verão Mocajubense com o Toco Cru Pegando Fogo; Consciência Evangélica; o Dia de Finados; e a Festividade de Nossa Senhora da Conceição.
Como estamos falando sobre o Dia de Finados, podemos dizer que a cultura das pessoas de manter essa verdadeira praça de alimentação à céu aberto, até hoje, nos confirma que essa cultura, que faz parte da tradição do município, o que falaremos daqui a pouco, continua inserida na vida da população mocajubense.

- EMOÇÃO: Não podemos esquecer que o Dia de Finados é um dia em que dedicamos, para que possamos fazer nossas homenagens aos ente queridos com mais apresso, onde se enfeitam os túmulos com flores, grinaldas, e os católicos costumam acender velas também como forma de homenagear essas pessoas que já partiram dessa vida.

- TRADIÇÃO: A tradição mantida até hoje de vender os deliciosos biscoitos de erva doce e o requisitado mingau de mucajá (encontrado praticamente apenas dia 02/11), logo após que as pessoas saem do cemitério, mantém vivo esse costume na vida da população mocajubense, algo que particularmente gosto muito.

Outra tradição desse dia, são das pessoas que recolhem o resto das velas derretidas para vender aos produtores da mesma no município; e há quem consiga arrecadar uma boa quantia com a coleta desse produto. Mas é importante lembrar que só é permitido a retirada das velas, após as mesmas derreterem por completo, mas existem pessoas que não respeitam isso e retiram as velas pelo meio ou por inteiro mesmo; o que é uma verdadeira falta de respeito.

Bom, confesso que eu já tinha vontade de fazer uma matéria sobre esse dia, e mesmo não estando "in loco" para realizar a matéria, com a experiência de anos que morei em Mocajuba, e com a ajuda da população, consegui na medida do possível, repassar as informações sobre o dia 02/11.

Espero que essa tradição do Dia de Finados seja mantida por muitos e muitos anos, pois isso já faz parte da essência do município, e é uma belíssima manifestação cultural da população mocajubense, onde a tristeza por um dia dedicado aos ente queridos, dá lugar à alegria e a confraternização dos estão em vida.

Fotos: Ferreira Filho.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.