Parabéns Mocajuba, 121 anos de emancipação política e administrativa!


Hoje, a nossa amada e querida “Pérola do Tocantins”, está completando 121 anos de emancipação política e administrativa; e mesmo sem termos muitos motivos para comemorarmos, nós do Blog do Vinícius Leal, não poderíamos deixar que essa data fosse deixada de ser lembrada, pois muitas pessoas que residem em Mocajuba, desconhecem da data oficial do aniversário do nosso município, o que é lamentável.

Vamos relembrar um pouco sobre o surgimento do município de Mocajuba:

Mocajuba forma-se no Rio ou Furo Tauaré, passando por diversas denominações como: Maxi, Freguesia de Mocajuba, Vila de Mocajuba e finalmente Mocajuba.

Sua emancipação como município, segundo o IBGE, data de 1895, um processo que durou dois anos até a consolidação.

Em 1853 quando a Assembleia Legislativa Provinciana, considerando a exigência do povoado de nome Maxi, criou a resolução nº 228, de 20 de dezembro do mesmo ano, dando-lhe a categoria de Freguesia.

Não obstante, o lugar não era propício para o desenvolvimento do município, diz a história oficial. Os habitantes do Maxi foram então se deslocando para uma antiga propriedade do Sr. João Machado, um dos incentivadores da mudança, que doou suas terras para que servissem de sede para o futuro município. Nessas terras existia um sítio de nome Mocajuba em perfeitas condições de servir para o desdobramento de um importante núcleo populacional, que viria a ter para invocação N. Sra. da Conceição, inicialmente utilizando o oratório particular de João Machado.

A mudança foi aprovada pela lei nº 271, de 16 de outubro de 1854. Conservou-se como freguesia até o ano de 1872 quando a lei nº 707, de 5 de abril, substituiu-a por vila.
A primitiva igreja matriz da vila, construção de taipa, incendiou-se antes de 1864, época em que o governo provincial determinou o prosseguimento da construção do novo templo, então em alicerces.

Elevado à categoria de cidade com a mesma denominação, pela lei estadual nº 324, de 06-07-1895.

Confira também, algumas informações geográficas do nosso município:

Segundo o IBGE, em 2015, Mocajuba tinha aproximadamente 35 mil habitantes. É o menor município em extensão territorial, e o mais urbanizado da Região do Baixo Tocantins (residem mais pessoas na zona urbana, do que na zona rural).

Mocajuba também é um dos municípios altos da região, com uma altura de 30 metros em relação ao rio e o mar. O município já foi conhecido como “Capital Mundial da Pimenta do Reino”, sendo um dos maiores produtores do vegetal no Brasil, por mais de 3 décadas, o que fez com que o desenvolvimento da zona urbana fosse mais acelerado, se comparado com os demais municípios.

Com a explosão demográfica do município, muitos problemas governamentais e sociais, surgiram. Alguns que podemos citar são:

Aumento da criminalidade em todo o município.
Criação de bairros e ruas de forma desordenada.
Carência de serviços públicos (educação, saúde, segurança e saneamento básico).
Problemas de sobrecarga na rede elétrica, devido a grande quantidade de unidades consumidoras, e pela demora de investimentos pela Rede Celpa.
Problemas de sobrecarga na rede telefônica, devido a grande quantidade de linhas ativas, e também pelos 10 anos de monopólio da operadora TIM no município.

Mesmo com todos esses problemas, citados acima, ainda temos alguns motivos para comemorarmos:

Nos últimos 8 anos, Mocajuba se tornou um dos principais destinos turísticos no Estado do Pará, com eventos já pré-determinados, como: Carnaval da Paz, Festival de Verão, Semana da Consciência Evangélica, Festividade de N. Sra. da Conceição e Ano Novo na Praia dos Górgons.
Asfaltamento de várias ruas da cidade, graças a investimentos do Governo do Pará, e da Eletronorte – Governo Federal.
Já está em fase de acabamento, a construção da UIPP (Unidade Integrada Pró-Paz), nova escola de ensino médio (Deputado Alessandro Novelino), localizada no final do Bairro Novo, a nova creche municipal (Sementinha do Futuro III), localizada no bairro da Pranchinha, e aguardando apenas o resultado do concurso público, para inauguração em definitivo, a Agência do INSS Mocajuba, localizada na Travessa Lauro Sodré, próximo o Terminal Rodoviário.
Chegada da operadora Claro, levando produtos e serviços de qualidade, o que ocasionou em uma grande adesão de clientes no município.
Implantação da segunda linha energética alimentadora para Mocajuba, que a partir do segundo semestre, receberá mais 34,9 KV, vindo de Tailândia, fazendo uma interligação até Baião, e consequentemente chegando ao nosso município. Com isso, a oferta de energia será dobrada, e fará com que a potência elétrica passe dos atuais 34,9 KV, vindo de Abaetetuba, para 69 KV, somando com a energia vinda de Tailândia.

Nesses 121 anos de emancipação política e administrativa de Mocajuba, não poderíamos deixar também de homenagear esse povo guerreiro, que labuta diariamente para construir uma cidade, uma sociedade cada vez melhor, pois quando todos trabalham em conjunto, em prol da melhoria do nosso município, sim, nós conseguimos!

Que neste ano eleitoral, possamos estar cada vez mais atentos aos candidatos quem pretendem pleitear as vagas do executivo e do legislativo municipal, e que sejamos eleitores conscientes, e de fato escolhamos candidatos comprometidos com a nossa população, e que coloquem em prática tudo aquilo que prometeram e entre outras obrigações, então sejamos agentes transformadores desse município que tanto queremos bem.

Parabéns “Pérola do Tocantins”, essa é uma singela homenagem do Blog do Vinícius Leal, a toda sua história e seu povo. Somos nós, mocajubenses de sangue ou de coração, que fazemos o futuro desse município; com força e fé, juntos construiremos uma Mocajuba cada vez melhor para se viver!

Com Informações: IBGE.

Fotos: Astrogildo Jasto, David Machado e Vinícius Leal.

Montagem: Vinícius Leal.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.