''Tudo pronto para o debate da TV Liberal nesta quinta-feira!''.

Candidatos discutem hoje suas propostas de olho nos eleitores que estão indecisos.

Por: O Liberal.





Os candidatos ao Governo do Estado têm hoje a oportunidade para conquistar o eleitor que ainda está indeciso, antes da decisão do segundo turno, neste domingo, 26. A TV Liberal transmite hoje, para todo o Pará, logo depois da novela Império, o último debate entre o candidato do PSDB, Simão Jatene, e do PMDB, Helder Barbalho. A disputa está acirrada e a diferença no número de votos foi mínima entre os dois candidatos no primeiro turno. Mesmo assim, o mediador do debate, jornalista da Rede Globo Heraldo Pereira, acredita que o nível da discussão será mantido.


O debate terá duração de uma hora, dividida em três blocos: o primeiro com tema livre, o segundo com perguntas de tema determinado e o terceiro para considerações finais. O objetivo da direção da TV Liberal é fazer um debate baseado em perguntas entre os candidatos, com ênfase no aprofundamento do programa de governo de cada um. Por entender que o debate é um evento que deve ser assistido na íntegra, foi definido em reunião prévia que a emissora afiliada à Rede Globo não fará edições ou compactos para exibir em nenhum programa ou telejornal.

Foto: Everaldo Nascimento.


Em cada bloco, cada candidato terá direito a fazer duas perguntas e responder, com 30 segundos para a pergunta, 1 minuto e 30 segundos para a resposta, 1 minuto para a réplica e 1 minuto para a tréplica. A ordem de quem começa cada bloco do debate foi definida em sorteio na presença dos representantes dos partidos políticos. Serão 10 temas livres para as perguntas, a serem sorteados na hora pelo mediador do debate.


Para garantir a ordem durante o programa, cada coligação assinou um termo no qual o candidato garante que não apelará para agressões e ataques pessoais. “O nosso objetivo é manter o debate de ideias, de propostas. Caso algum dos candidatos recorra a ofensas, poderá ter o microfone cortado”, avisou o diretor de jornalismo da TV Liberal, Álvaro Borges, que já possui no currículo a coordenação de 17 debates, nove na TV Liberal e outros oito em outras afiliadas da Rede Globo.

“O debate da TV Liberal será o último momento para que o candidato seduza o eleitor. Em uma eleição tão apertada, um bom desempenho será fundamental”, avaliou Borges. Ele acredita que apesar da grande rivalidade entre os candidatos, a apresentação de propostas prevalecerá. “O eleitor percebe e não aprova o candidato que ofende. O debate é ao vivo, cada um se mostra como realmente é naquele momento e as pessoas podem ver isso. Quem tiver propostas relacionadas ao cotidiano do eleitor e argumentos que sustentem seus programas de Governo será bem sucedido”, observou o diretor.


O programa será mais uma ferramenta para que o eleitor tome uma decisão informada no próximo dia 26. “Por isso, a Rede Globo e suas afiliadas oferecem aos debates eleitorais seu horário nobre, a faixa de maior audiência, para que os telespectadores possam acompanhar e ouvir a argumentação de cada candidato”, concluiu Borges.


MEDIADOR - O jornalista e apresentador do Jornal Nacional Heraldo Pereira retornou a Belém para mediar o debate politico do segundo turno entre os candidatos no Pará. Bastante elogiado pelo controle que exerceu no primeiro debate, o jornalista acredita que não deverá encontrar problemas nesta segunda edição.


“O segundo turno afunila a campanha e coloca ao eleitor apenas duas opções, por isso é normal que a disputa seja mais animada. Mas não acho que por isso os candidatos pretendam partir para ofensas”, opinou o apresentador. Para ele, devido à pequena margem de diferença entre os candidatos, o vencedor enfrentará um grande desafio para governar. “O Pará é um Estado de dimensões enormes e um peso muito grande para o país. Politicamente, estará dividido. É importante que o vencedor tenha qualidades para unificar”, disse.


Heraldo reforçou ainda que o eleitor é a grande estrela do debate. “Será apenas mais uma oportunidade para que o eleitor possa decidir quem será o melhor governante para o Estado. O debate não é dos candidatos, ele é todo do eleitor”, observou o jornalista.

Fonte: ORM News.
Publicação: Blog - "Mocajuba - Pérola do Tocantins".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.