Universidade Federal do Pará divulga edital do vestibular 2015, e data para o início das inscrições de novos candidatos será dia 04 de novembro!

Quase sete mil vagas estão disponíveis em 164 cursos de graduação.
Edital está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Do G1 PA.



A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou o edital do vestibular 2015 nesta sexta-feira (31). A instituição oferta 6.698 vagas, distribuídas em 164 cursos de graduação pelo Processo Seletivo (PS) e pelo Sisu. As inscrições podem ser feitas de 4 a 20 de novembro. O documento com todas as regras e informações está disponível no site do Centro de Processos Seletivos da UFPA.

Também são ofertadas 1.809 vagas, divididas nos Processos Seletivos Especiais e Processos Seletivos á Mobilidade Interna e Externa. Os novos cursos são Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais e Tecnologia de Geoprocessamento, ofertados no campus de Ananindeua; Engenharia Ferroviária e Logística, ofertado em Belém; e Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo, ofertado no Campus de Salinópolis.

No total, são 244 vagas a mais que as 8.263 ofertadas para 2014. Segundo a pró-reitora de Ensino de Graduação da UFPA (Proeg), Lúcia Harada, a universidade busca a melhoria continua dos cursos, aumento do número de opções de graduações disponíveis e de vagas. “Para 2015, temos a oferta de dois cursos inéditos na região norte: Engenharia de Exploração e Produção em Petróleo e Tecnologia de Geoprocessamento".

O número de inscritos no PS 2015 deve ser 30% superior ao do ano passado. Na UFPA, os candidatos podem disputar vagas tanto no vestibular tradicional quanto no Sisu. As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) equivalem a única etapa de seleção para o ingresso na instituição. A exceção são os candidatos aos cursos de Artes Visuais, Dança, Música e Teatro, os quais precisam passar por Exames de Habilidades.

Inscrição e isenção
Apenas quem se inscreveu no Enem poderá se inscrever no PS, o que não garante aos candidatos inscrição automática na federal paraense. É recomendado que os candidatos observem os dados fornecidos, especialmente o número do CPF e o de inscrição no Enem. De acordo com a legislação vigente, todos os estudantes oriundos de escola  pública ou os que cursaram todo o ensino médio em escolas privadas, na condição de bolsistas, estão isentos da taxa de inscrição.

Cotas
No ato da inscrição, os candidatos também precisam indicar se desejam participar do Sistema de Cotas. Tanto na seleção via Enem quanto na seleção via Sisu, 50% das oportunidades ofertadas são reservadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino (cota escola). Dentro deste grupo, cerca de 40% das vagas são destinadas para a cota escola pretos, pardos e índios.
Outros 25% das vagas destes dois tipos de cotas são reservadas a cota renda, para quem cursou o ensino médio na rede pública e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola - renda), ou que estudou o ensino médio na rede pública; se autodeclara negro, pardo ou indígena; e afirma ter renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (cota escola pretos, pardos e índios - renda). As cotas somam um total de 2.745 vagas.
  
 Texto e Fonte: G1 Pará.



Este ano, os campus e núcleos próximos à Mocajuba que terão vagas no processo seletivo da UFPA são: Baião, Cametá, e Tucuruí. Mocajuba esse ano infelizmente ficou de fora de vagas para cursos da UFPA.

Confira os cursos das respectivas cidades que estarão sendo ofertadas esse ano:
- Baião:
* Ciências Naturais (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas disponíveis.
* Letras (Língua Inglesa) (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas disponíveis.
* Pedagogia (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas disponíveis.

- Cametá:
* Agronomia - Extensivo - Matutino - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Ciências Naturais (Licenciatura) - Extensivo - Matutino - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Geografia (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Letras (Língua Portuguesa) (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Matemática (Licenciatura) - Extensivo - Matutino - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Pedagogia (Licenciatura) - Intensivo - Integral - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.
* Sistemas de Informação - Extensivo - Matutino - 40 vagas mais apenas 32 disponíveis.

- Tucuruí:
* Engenharia Civil - Extensivo - Matutino - 48 vagas mais apenas 38 disponíveis.
* Engenharia da Computação - Extensivo - Vespertino - 48 vagas mais apenas 38 disponíveis.
* Engenharia de Pesca - Extensivo - Integral - 30 vagas disponíveis.
* Engenharia Elétrica - Extensivo - Matutino - 48 vagas mais apenas 38 disponíveis.
* Engenharia Mecânica - Extensivo - Vespertino - 48 vagas mais apenas 38 disponíveis.
* Engenharia Sanitária e Ambiental - Extensivo - Vespertino - 48 vagas mais apenas 38 disponíveis.

E também não se esquecendo de que o início das inscrições para os cursos da UFPA se iniciarão no dia 04 de novembro, (Terça-Feira), as 14 horas, e terminará dia 20 de novembro as 23:00 horas. Então fique ligado para não deixar passar essa grandiosa oportunidade que sem dúvidas é uma das mais importantes da nossa Vida! E uma frase deixo para todos vocês concluindo, "Conhecimento nunca é demais para aqueles que tem interesse e força de vontade em sua trajetória!". 

Sucesso e Boa Sorte a Todos desde já, para que os dias 08 e 09 de novembro, próximos sábados e domingos e o dia mais importante da carreira de muita gente, assim como eu, Vinícius Leal, que tentarei entrar não somente na UFPA, como também em outras universidades.

Texto: Vinicius Leal - Blog - "Mocajuba - Pérola do Tocantins".



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.