4 coligações disputam vaga para a Prefeitura de Igarapé-Miri, em nova eleição que será realizada em Maio. Confira!

A algum tempo atrás, para muitos, seria difícil prever o desfecho das eleições municipais de 2012 em Igarapé-Miri.

Foto: GM - Gazeta Miriense.
Imaginar que pela primeira vez na história Miriense, prefeito e vice seriam cassados pela Justiça Eleitoral e novas eleições viessem a ocorrer, com 4 coligações em disputa, seria tarefa difícil realmente.

Mas ontem quatro chapas que pretendem governar os destinos da Terra do Açaí protocolaram pedidos de registros de candidaturas na Justiça Eleitoral.

Existiam duas dúvidas que só foram desfeitas no final da noite.


A primeira quanto a definição de Darlene Pantoja para a campanha. Diziam que ela não selaria acordo com Dalva Amorim (PTB) por conta de desavenças no passado entre Dilza (irmã de Darlene) e o Pastor Amorim (marido de Dalva).

Mas o acordo foi fechado e ambas entraram na disputa, sendo a única chapa com duas mulheres.

Outro questionamento que foi muito divulgado nas ruas seria sobre a inscrição de Antoniel como vice de Joca Pantoja. No zap circulavam notícias de que ele teria problemas de filiação partidária no PDT. No entanto, foi confirmado o pedido de registro de candidatura de Antoniel na Justiça Eleitoral.

Essas são as chapas que pediram inscrição e vão ser analisadas pela Justiça Eleitoral:

COLIGAÇÃO UNIDOS PARA RECONSTRUIR (PR / PSB / PMDB) – TONINHO PESO PESADO E MARCELO CORREA.

COLIGAÇÃO RESGATAR IGARAPÉ MIRI É O NOSSO COMPROMISSO! (PPS / PDT / PSC / PEN / PT DO B) – JOCA PANTOJA E ANTONIEL MIRANDA.

COLIGAÇÃO IGARAPÉ MIRI NO RUMO CERTO (PSD / PSDB / PTB) – DARLENE PANTOJA E DALVA AMORIM.

COLIGAÇÃO IGARAPE-MIRI NO RUMO CERTO (PT / PV / PC DO B / PROS) – ROBERTO PINA E CARMOSINA.

Aqui já se nota uma dificuldade ou um erro de digitação. As coligações de Darlene e Pina estão com o mesmo nome (homonímia).

A Justiça Eleitoral certamente que vai poder corrigir ou oportunizar as mudanças necessárias para evitar qualquer tipo de confusão no eleitorado.

A campanha eleitoral então começa, mas talvez não ocorra muita movimentação nestes dias, pois a Semana Santa está próxima e é provável que os candidatos decidam dar uma trégua até a Páscoa.

O GM deseja a todos os candidatos uma boa campanha, que seja pautada em boas proposições e visando o interesse da sociedade Miriense.

A escolha dos candidatos é ato partidário. Alguns podem até reclamar das escolhas feitas, mas somente aqueles que militam em partidos é que acabam por deliberar quem são os candidatos para a disputa eleitoral.

Isso deveria motivar que mais pessoas pudessem se filiar a partidos e com isso buscar democratizar não somente a escolha de candidatos para eleições, mas uma atuação mais constante na vida política, onde os partidos tem papel essencial.

Feitas as convenções, definição de candidatos e registro de chapas, resta aos eleitores analisarem quais os bons candidatos, aqueles que possam melhor dirigir os destinos do dinheiro dos impostos, a implementação de políticas públicas e o exercício pleno do Executivo Municipal.

O GM divulgará todas os programas de governo dos candidatos e espera poder contribuir com informações aos eleitores, para que possam votar com liberdade e exercendo plenamente a cidadania.

Com informações e fotos de: "GM - Gazeta Miriense".

Publicação: Vinícius Leal - Blog "Mocajuba - Pérola do Tocantins".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.