População da Vila do Carmo do Tocantins e comunidades adjacentes reinvidicam asfaltamento da PA - 471 que dá acesso à essas localidades. Confira!
Hoje o blog vai tratar de um problema que atormenta a vida dos moradores de uma das maiores vilas do município de Cametá (lado direito), que padecem a anos com o descaso do Governo do Estado com a situação da PA - 471, que liga a PA - 151 à Vila do Carmo do Tocantins.
São cerca de pouco mais de 5 km de estrada que até hoje nunca receberam sequer uma gota de asfalto, e a estrada sem dúvidas é de grande utilidade da população da Vila e das comunidades adjacentes.
A PA - 471 durante o ano todo sofre sérios problemas. No inverno a questão são os constantes atoleiros e buracos com acúmulo de água, dificultando e muito o acesso entre a PA - 151 e o vilarejo. No verão o problema já é outro, o poeral que se forma com a passagem de motos e carros, além de atrapalhar a visibilidade dos motoristas, causam sérios problemas de saúde. Os principais são os respiratórios, além também dos constantes buracos nessa época novamente!
Confira abaixo o relato que o blog "Folha de Cametá" publicou sobre as condições que essa importante via de acesso para a Vila do Carmo do Tocantins, e demais localidades estão passando:
Nas vésperas da tradicional festividade da Vila do Carmo em julho, a estrada de acesso a Vila se encontra em péssimas condições, dificultando o translado de visitantes e turistas ao Carmo do Tocantins, cerca de 20 Mil pessoas vem anualmente prestigiar uma das maiores festas religiosas do Baixo Tocantins, a festividade de Nossa Senhora do Carmo, a comunidade está esperando até hoje a promessa de campanha do Governador Simão Jatene. Mais de nove meses se passaram e a PA 471 está toda esburacada quase intrafegável, comerciantes e populares reclamam que até os caminhões não querem entrar para abastecer a Vila devido à precária condição da estrada. O governo começou a realizar o asfalto na vila do Carmo ainda em 2014, mas a obra só avançou aproximadamente 2 quilômetros de pavimentação de pouca qualidade, faltam ainda terraplenagem dos outros quilômetros restantes como também a pavimentação. A maior revolta da comunidade é que a obra foi paga e nada foi feito. A SETRAN possivelmente deverá fazer uma raspagem na PA 471, somente para amenizar o problema.
Não só nós do Blog do Vinícius Leal, como toda população que utiliza a estrada constantemente, desejamos e torcemos para que a SETRAN cumpra a promessa que foi feita para a população o quanto antes, para que a Vila e a comunidade em geral não sofram cada vez mais com esses tormentos que a estrada está causando dia após dia!
Governador e entre outras autoridades, tá na hora de vocês acordarem para a vida, e verem que no Baixo Tocantins também moram pessoas, cidadãos de que pagam seus impostos em dia, e não recebem os benefícios como deveriam. Não é só porque a SETRAN está construindo a ponte sobre o Rio Igarapé-Miri (que será um grande alento para nossa população), que iremos esquecer os anos de descaso com a nossa região. Está na hora de projetos revolucionários e de grandes dimensões serem implementados em nossa região, e que tragam inúmeros benefícios para a nossa população.
Fica à dica para que os nossos governantes comecem a levantar a bunda da cadeira e começarem a realmente trabalhar em prol da nossa gente!
Com informações e fotos: "Folha de Cametá".
Texto Complementar: Vinícius Leal - "Blog Vinícius Leal".
Vinicius,
ResponderExcluirVila do Carmo só convive com o mesmo problema de várias comunidades da nossa região, Em Ituquara que fica localizada na PA-151 no perímetro entre Baião e Breu Branco que não é pavimentado, sofre todo ano com a falta de manutenção da PA pela SETRAN. A situação só não é pior por que a prefeitura de Baião tem feito nos últimos anos a manutenção por conta própria e isso tem diminuído o aparecimento de atoleiros no inverno. No entanto, depois de Ituquara começa o Município de Breu Branco e o restante da PA neste perímetro está praticamente intrafegável a pelo menos 2 anos, isolando as comunidades ao longo desse trecho que tem mais ou menos 100Km. Ano passado a SETRAN realizou um convênio com a Prefeitura do Breu (pode ser encontrado no Diário Oficial a publicação) para a recuperação desse trecho sem asfalto, mas os serviços só chegaram até a comunidade de Branquelândia que fica em torno de 20 a 30 Km de Ituquara. Ou seja, não adiantou o serviço pois é impossivel passar de ituquara para o Breu e vice-versa. Espero que a SETRAN termine esse serviço ou então o 1 milhao do convênio terá sido jogado fora pois a PA fica sem função nenhuma. Se estivesse em boas condições ela seria uma via alternativa para quem quer ir a Tucuruí e Breu Branco vindo de Belém sem evitar o transtorno no Mojú
Sobre o asfalto na cidade, pelo menos começaram aí e em Mocajuba, pois em Baião sequer começou mesmo tendo sido licitado e terraplanado pela prefeitura local. E acho que nem devem continuar os serviços em Mocajuba e Vila do Carmo do Tocantins e muito menos iniciar em Baião, pois lá o prefeito é do PT e o Governo jatene tem massacrado os municipios de partidos que nao o apoiaram nas eleições.
Uma pena, nós cidadãos não temos nada a ver com isso e a votação dele foi bem expressiva na região.
Olá, primeiramente peço desculpas pela demora na resposta do seu comentário, mas hoje decidimos tirar um dia especialmente para fazer isso. Você teria imagens e entre outras informações que possam ajudar na realização de uma matéria bem detalhada mostrando a situação em que se encontra a PA - 151 nesse perímetro no qual você citou? Se sim, mantenha contato comigo via email: Vinicius_lealmarty@live.com ou rede social para que eu possa fazer uma matéria de qualidade referente ao seu apelo. Desde já agradeço pelo seu comentário.
Excluir