Cacau de Mocajuba ganha destaque no Salão Internacional do Chocolate em Paris!!...


 

O cacau paraense é uma das atrações do Salão Internacional do Chocolate de Paris (França), maior evento do gênero no mundo, que abriu as portas ao público na quarta-feira, 30, em Porte de Versailles, e prossegue até domingo, com a participação de produtores e empresários do setor, além de visitantes de várias partes dos continentes.


O Pará está representado pelo secretário estadual de Agricultura, Hildegardo Nunes, e pela secretária adjunta do órgão, Eliana Zacca, que coordenam um estande do Estado, onde os visitantes podem conhecer a produção de chocolates feita no Pará, conferir vídeos sobre turismo gastronômico, além de ter contato com as amêndoas de cacau produzidas em Mocajuba, no Baixo Tocantins; em Tomé-Açu, no nordeste do estado, e em Tucumã.


Na comitiva paraense também estão representantes da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Pará (Faepa), do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PA), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e produtores paraenses de cacau.


O Pará é o segundo maior produtor de cacau do país, gerando anualmente em torno 80 mil toneladas do produto. Hoje, o Estado trabalha para superar nos próximos cinco anos a Bahia, que permanece em primeiro lugar no ranking da cacauicultura brasileira, mas importa o cacau paraense pela qualidade superior do produto.


É a quinta vez que o Brasil participa evento. Quinto maior produtor de cacau no mundo em um mercado concorrido, o Brasil mostra que, além de produzir amêndoas de boa qualidade, também possui o savoir-faire na fabricação de chocolates. Com potencial para avançar nesse ranking, o país, detentor de uma biodiversidade ímpar, se destaca dos outros por alinhar a produção de cacau às demandas da conservação ambiental de biomas como a Mata Atlântica e Amazônia. Para que a amêndoa seja de boa qualidade, o cacaueiro precisa de calor, sombra e umidade.


A programação cultural dos dois primeiros dias do evento contou com a participação de uma atração paraense. O cantor Pinduca fez uma apresentação de carimbó no palco principal, tomado espontaneamente por crianças, adultos e pessoas da terceira idade que não resistiram ao ritmo brasileiro.


Os organizadores e idealizadores do Salão, François Jeantet e Sylvie Douce, estiveram no estande Cacau do Brasil para parabenizar o artista pela apresentação e cumprimentar o secretário da Agricultura do Pará, Hildegardo Nunes, e os demais presentes. François e Sylvie receberam das mãos dos produtores presentes, chocolates brasileiros e paraenses para degustação, além do convite para prestigiar o próximo Festival Internacional do Chocolate e Cacau no Brasil. O mesmo acontecerá em abril de 2014, em Belém e, em julho, em Ilhéus, na Bahia.


* Com informações da Assessoria de Imprensa do Salão



Texto:
Tânia Monteiro - Sagri
Fone: (91) 4006-1210  /
Email: sagrimprensa@gmail.com

Secretaria de Estado de Agricultura
Travesa do Chaco, 2232. Belém-PA. CEP 66090-120
Fone: (91) 3226-8904/ 3226-1363
Site: www.sagri.pa.gov.br Email: gabinete@sagri.pa.gov.br / sandra.normando@sagri.pa.gov.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.