Setran Constrói Ponte de Integração na Região do Baixo Tocantins!!...





A população do Baixo Tocantins vai receber a primeira ponte em concreto armado de grande porte na rodovia PA-151, que será erguida sobre o rio Igarapé-Miri. O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Transportes (Setran), investe R$ 56,8 milhões na estrutura, que terá extensão de 585 metros, beneficiando os municípios de Mocajuba, Cametá , Baião e Igarapé-Miri, entre outros. A entrega da obra está prevista para dezembro de 2014.


A construção da ponte resgata um compromisso assumido pelo governador Simão Jatene com a população da região e vai melhorar o acesso aos municípios que atualmente se utilizam das travessias feitas por balsas rebocáveis sobre os rios Miri e Meruú, o que demanda pagamento de passagens pelos condutores dos veículos em valores que variam de 10 a 15 reais. A obra acaba também com a dependência dos horários definidos pelas empresas responsáveis, além de diminuir o tempo gasto nas viagens.


Para Jacirema Monteiro da Silva, de 42 anos, moradora do município de Igarapé-Miri, os benefícios são muitos, entre eles, e principalmente, a segurança. “Muitas vezes a travessia é feita fora do horário das balsas, porque elas param às 21 horas e, depois desse horário, ficamos sujeitos a utilizar canoas, que também fazem a travessia, o que  é bastante arriscado”, afirmou. Josirene Ferreira Barbosa, de 31 anos, também está satisfeita com o início das obras. Para ela, “a população ribeirinha, que trabalha na zona rural e depende das balsas e das canoas, com a ponte vai poder transportar sua produção com maior rapidez”.

 
A empresa contratada já está com o canteiro geral de obras instalado e realizando a abertura do acesso para desvio do tráfego, na rodovia PA-151, bem como a construção de rampa provisória, para que a travessia não seja prejudicada. As escavações das estacas - camisas metálicas da infraestrutura da ponte - já estão em processo adiantado.


Segundo Osmar Sampaio, da Diretoria de Transportes Terrestres da Setran, o projeto define, além do comprimento de 585 metros, um tabuleiro com seção transversal de 10 metros, composto de 14 vãos, sendo os dois extremos com comprimento de 39,95 metros e os 12 centrais, que correspondem aos vãos de navegação, com 40,80 metros. A Setran também está realizando obras de restauração do pavimento da rodovia PA-151, na mesma região, com investimento de R$ 8.575.933,80. O intuito é melhorar a trafegabilidade e oferecer mais conforto e segurança à população.




Texto:
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