Avançam obras de construção da ponte sobre o Rio Igarapé-Miri.





Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 23/10/2014 19:06:00 
 
As obras da primeira ponte de concreto armado na Rodovia PA-151 avançam sobre o Rio Igarapé-Miri, na região do Baixo Tocantins. Cerca de 65% dos trabalhos já estão concluídos. O governo do Estado está investindo quase R$ 60 milhões na estrutura, que terá 569,50 metros de extensão, beneficiando os municípios de Mocajuba, Cametá, Baião e Igarapé-Miri. Também foram finalizados os estudos técnicos para a construção de outra ponte sobre o Rio Mil, diminuído o tempo da travessia das balsas no caminho para Cametá.

Segundo o engenheiro Luís Duarte, 170 operários trabalham na obra, e 80% são da própria localidade. Eles foram capacitados pela empresa Construbase Engenharia Ltda. “Esta é uma forma de transmitirmos os conhecimentos técnicos para os trabalhadores locais, gerando emprego e renda”, explica.

No momento estão sendo feitos os trabalhos de lançamentos de vigas, recepção do tabuleiro e reforço do terreno com estacas pré-fabricadas. “Está sendo iniciado o aterro dos dois encontros, tanto do lado de Igarapé-Miri quanto do lado de quem vai em direção a Meruú, elevando o terreno para receber a cabeceira da ponte”, detalha. As fundações da ponte terão 13,5 metros de altura, para permitir a navegabilidade do rio, que tem tráfego intenso de embarcações.

A ponte terá um tabuleiro com seção transversal de dez metros, composto de 14 vãos. Os dois extremos terão comprimento de 39,95 metros, e os doze centrais, que correspondem aos vãos de navegação, 40,8 metros. A construção vai melhorar o acesso aos municípios que atualmente usam as travessias feitas por balsas rebocáveis sobre o Rio Igarapé-Miri.

“Será usada a técnica de terra armada, para execução do aterro de cabeceira da ponte, com a finalidade de diminuir o volume de aterro e causar menor impacto ambiental nas áreas próximas às cabeceiras da ponte” completa o engenheiro.

O caminhoneiro Antônio Cardoso, 49 anos, de Rondônia, diz que a ponte trará mais rapidez e economia para quem depende destas vias para trabalhar. “A ponte vai beneficiar quem precisa passar por aqui”, reforça, afirmando que o Pará está na frente no que diz respeito à conservação das estradas. “Dos Estados do Norte, o Pará está com as estradas em melhores condições”, atesta.

O produtor de açaí Manoel da Silva atravessa todos os dias o rio para levar sua produção de açaí para Igarapé-Miri. “Com a ponte essa viagem ficará mais barata”, calcula. O município de Igarapé-miri é o maior produtor de açaí do Brasil, com produção anual de cerca de nove mil toneladas.

Márcio Flexa
Vice Governadoria

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