"Recírio: Cinquenta mil fiéis se despedem de Nossa Senhora de Nazaré!".

Na última das 12 romarias oficiais do Círio fiéis se despedem da Imagem

Por: Redação ORM News com informações da Diretoria da Festa.

Foto: Bruno Magno/ ORM News

Atualizada às 8h32
Cerca de cinquenta mil fiéis se despediram da programação do 222ª edição do Círio de Nossa Senhora de Nazaré nesta segunda-feira (27). A programação começou com subida da Imagem original ao Glória. Em seguida uma missa foi celebrada na Basílica Santuário de Nazaré em preparação para a última das 12 Romarias Oficiais do Círio. Encerrando a programação, eles participaram da procissão do Recírio.
Nesta procissão, os devotos acompanharam a Imagem Peregrina, contornando a Praça Santuário, seguindo pela Avenida Generalíssimo Deodoro, Avenidas Nazaré e Magalhães Barata até chegar à Capela do Colégio Gentil Bittencourt, um percurso de 650 metros, sendo este o menor trajeto de todas as romarias oficiais, em um tempo estimado de 45 minutos.
De acordo com estimativas do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Sócio-Econômicos no Pará (Dieese) e da Diretoria da Festa de Nazaré, a última procissão do Círio 2014 reuniu cerca 50 mil pessoas.  Entre os fiéis mais emocionado estava a dona de casa Normélia Fernandes, que segurava uma pequena santinha em suas mãos. 'Eu não consegui ir ao Círio e vim agradecer a Nossa Senhora de Nazaré por tudo o que ela fez por mim e pela minha família durante esse ano', contou.

Durante a celebração o Bispo Auxiliar, Dom Teodoro, falou aos fiéis. 'É um momento de despedida de Nossa Senhora. Mais um ano, mas que foi um ano de fé renovada. Mais um ano em que os fiéis encontraram Nossa Senhora', disse o Bispo, que também desejou sorte aos novos governantes e agradeceu à imprensa pelo apoio.
Foto: Bruno Magno/ ORM News

História - A primeira procissão do Recírio remonta a metade do século XIX, mais precisamente o ano de 1859. Antigamente, o Recírio era feito no domingo à tarde com a volta da Imagem para a Capela do Palácio do Governo, fato relatado em 1859. Já conhecido como “Último Ato da Festividade Nazarena”, ao chegar na Praça em frente ao Palácio, a procissão era encerrada com uma missa e com o disparo de fogos de artifício. Atualmente, após a missa no Altar Monumento da Praça Santuário, leva-se à Imagem para a Capela do Colégio Gentil Bittencourt. O grande final da última procissão é marcado pelo aceno dos lenços brancos e pela forte oração em grupo da Guarda de Nazaré, nas escadarias do Colégio Gentil onde a Imagem Peregrina ficará até a edição do Círio próximo ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.