Uma ótima notícia para o Baixo Tocantins! Dia 15 de setembro, inauguração oficial da ponte sobre o Rio Igarapé-Miri. Confira!

Foto: Valéria Vasconcelos.

Hoje eu recebi uma notícia exclusiva da mocajubense Valéria Vasconcelos, que trabalha na obra de construção da ponte, e nos informou que a inauguração oficial da ponte sobre o Rio Igarapé-Miri será dia 15 de setembro, ainda sem um horário definido, mas segundo especulações será pela parte da manhã.

Ainda é uma incógnita de quem irá de fato descerrar a placa inaugural da ponte, se o próprio governador Simão Jatene ou o vice, Zequinha Marinho.

Quem promete fazer barulho no dia da inauguração são os moradores da Vila do Carmo (Cametá), que irão reivindicar a promessa que o governador fez durante a campanha eleitoral de asfaltamento dos 9 km da PA - 471, que liga o vilarejo à PA - 151, e até agora o que se vê é apenas a placa alusiva informando o programa "Asfalto na Cidade" do governo do estado, que aos poucos vem se deteriorando, e sem o início dessa obra de grande relevância para população.

Voltando ao assunto sobre a ponte, nomes políticos da região que devem estar presente no dia da inauguração da obra são: Francinete Carvalho (Prefeita de Abaetetuba), Iê Iê (Prefeito de Moju), Roberto Pina (Prefeito de Ig. Miri) e Zé Antônio Castro (Prefeito de Mocajuba); ainda é um mistério se estarão presente os prefeitos de Baião (Nilton Lopes) e de Cametá (Irácio Nunes), pois os mesmos são de partidos de oposição ao governador. Outros nomes também devem comparecer como: Ex-Dep. Estadual (Ítalo Mácola), Dep. Estadual (Ana Cunha), Ex-Dep. Federal (Gerson Peres), dezenas de vereadores, ativistas políticos da região e entre outros.


Foto: Valéria Vasconcelos.
Confira agora um texto produzido pela querida Valéria Vasconcelos que explica o motivo pela demora na inauguração da obra:

"Este mês, a obra da construção da nova estrutura alcançou 98%. Agora, restam apenas os últimos ajustes na iluminação, que contará com um moderno sistema de energia solar, e o término da instalação dos "dolfins", um sistema de proteção para os pilares da ponte, para que a obra seja entregue a população. Tudo deverá ser concluído até o dia 14 de setembro.

O "dolfins" é um sistema de treliça que interliga os blocos, revestido com madeira e que pode trocar quando houver necessidade. Isso protege os pilares que estão na água caso haja algum choque de embarcações na ponte. Todo o impacto é absorvido por esse sistema, o que garantirá ainda mais a segurança dessa estrutura, quanto ao sistema de iluminação, que já foram instaladas as placas que captam a energia solar. "Elas são capazes de carregar as baterias que fornecem a energia para as lâmpadas. Com isso, as lâmpadas vão ligar e desligar automaticamente". Atualmente, o transporte ocorre através da travessia via balsas rebocáveis. Além do sistema de iluminação solar, a estrutura contará com sistema de proteção dos pilares, os “dolfins”, para evitar possíveis impactos com embarcações que navegam no rio Igarapé-Miri".

- Valéria Vasconcelos.

Bom gente, já sabemos o dia da inauguração da obra que era o mais importante, então só nos resta aguardar o dia 15 de setembro que promete ser de muita festa na capital do açaí, em comemoração à inauguração da primeira ponte de integração do Baixo Tocantins, (Baião, Cametá, Ig. Miri e Mocajuba).

Que obras como essa possam se tornar frequentes em nossa região, e mudem literalmente a qualidade de vida da população.

#InauguraçãoDaPonteIgarapéMiri!
#Dia15DeSetembro!
#VemPraCá!


Com Informações e Fotos: Valéria Vasconcelos.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.