O Brasil no atual contexto político: Impeachment e Sociedade.

Foto: Reprodução Internet.

Todos nós sabemos que o nosso país vêm enfrentando nos últimos tempos uma grave crise política, e juntamente consigo outras duas crises nos assolam infelizmente: A econômica e social.

E neste momento delicado que estamos passando, o ideal seria que todos nós pudéssemos nos unir, de mostrar o quão forte é o nosso povo, que mesmo com as disparidades intelectuais e sociais existentes, sabem distinguir o “certo e o errado” para o nosso país.

Todos nós com certeza temos um pré-conceito à cerca desse processo de impeachment que está em tramitação no Congresso Nacional; uns favoráveis ao governo Dilma, outros à favor da mudança da atual conjuntura do executivo que governa o nosso país.

Hoje sem dúvidas é um dia decisivo para o futuro da nossa nação; será o momento onde os nossos deputados federais irão decidir ou não dar prosseguimento nesse processo de impeachment. Se aceito, será encaminhado para o Senado Federal, e de imediato quem assume a Presidência da República interinamente por 180 dias é o Vice - Presidente, Michel Temer (PMDB – SP), e o Vice - Presidente interinamente seria o Presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB – RJ). Caso contrário, será arquivado e a Presidente Dilma dará continuidade às suas funções no executivo brasileiro.

Entenda como é o processo de impeachment nesse breve resumo:

O pedido de impeachment é avaliado pelo presidente da Câmara dos Deputados e, caso seja encaminhado aos parlamentares, precisa receber os votos de dois terços dos 513 deputados da Casa para continuar. Depois o processo é levado para julgamento no Senado, e também precisaria da adesão de dois terços dos 81 membros. A sessão é presidida pelo presidente do STF (Supremo Tribunal Federal) e precisa ocorrer em até 180 dias depois que chega ao Senado, período pelo qual o presidente fica afastado do cargo e o vice assume. Se o julgamento não tiver sido concluído nesse prazo, o presidente volta às funções.

Que hoje nós possamos dar um show de responsabilidade; que independente do resultado à ser anunciado, possamos manter a civilidade e a cumplicidade uns com os outros; que por mais clichê que seja essa frase, acreditemos: “Dias melhores virão!”. E a esperança que temos em nossos corações, permaneça viva e jamais seja esquecida.

O povo brasileiro merece sempre o melhor, que nesse momento histórico do nosso país, o respeito aconteça e a paz prevaleça!

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.