Parabéns Igarapé-Miri, 120 anos de emancipação política e administrativa!


Hoje o Blog vêm prestar uma singela, mas sincera homenagem à toda população miriense, em comemoração aos 120 anos de emancipação política e administrativa desse município que particularmente, tenho grande apresso e respeito por conhece-lo e frequenta-lo desde a minha infância.

Vejamos um pouco da história do município:
Em 1730, sucedeu-o na posse da capela, engenho, casas da fábrica e de moradia João Paulo de Sarges Barros, que prosperou, também, com a produção de melaço, açúcar, aguardente e tecidos de algodão. Após a reconstrução da Igreja Sant'ana do Igarapé-Miri, Barros entregou-a ao bispo Frei Miguel de Bulhões, que, em 1752, transformou-a em paróquia, cujo patrimônio foi constituído dois anos depois, pelo, fundador. O primeiro vigário foi o Padre João Sarges de Barros. Em 1843, adquiriu categoria de vila e de município, sido instalado em 1845.

Entretanto, em 1930, foi extinto ficando seu território incorporado ao de Abaeté. A restauração ocorreu no mesmo ano.

A antiga vila de Santana de Igarapé-Miri foi elevada à categoria de município no dia 23 de maio de 1896 pela Lei Estadual nº 438. Durante o século XII e parte do século XX, a cidade foi pólo industrial para produtores de cachaça, que era exportada para estados como Amazonas e Amapá.


Igarapé-Miri têm hoje segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), uma população de aproximadamente 60 mil habitantes, e por ser o maior produtor de açaí do mundo, recebeu um título mais que merecido, e que é estampado com orgulho na placa de sinalização de entrada e saída do município: “Capital Mundial do Açaí”.

O munícipio também já foi conhecido como um dos maiores produtores de cachaça e melaço (produtos derivados da cana-de-açúcar), do estado, e o número de engenhos de produção da bebida eram expressivos. Com o passar dos anos a atividade foi sendo reduzida ao ponto de ser extinguida.

O Blog deseja os melhores votos possíveis para toda população de Igarapé-Miri. Que o poder público em todas as esferas, possam olhar com mais apresso e respeito por esse povo que tanto ama e quer bem essa terra, e quer somente ter condições dignas para viver em um município que mesmo com as mazelas que tem, é alegre, feliz e hospitaleiro. Que N. Sra. Sant’Ana (padroeira do povo católico de Igarapé-Miri), em seus mais de 300 anos em solo miriense, possa continuar intercedendo junto à Jesus por dias melhores por esse município.

Parabéns “Capital Mundial do Açaí!” – Que venham muitos outros 120 anos pela frente de muita paz e progresso à esse município.

Com Informações: Wikipédia e População Miriense.

Fotos: Reprodução Internet.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.