Marina Silva vem ao Pará fazer o lançamento da pré-candidatura de duas mulheres à prefeitas, dentre elas, a da mocajubense Carmen Américo. Confira!


Marina Silva esteve em Belém do Pará para discutir a questão feminina na política e lançar duas candidatas a prefeitas no Pará, inclusive a mocajubense Carmen Américo, nossa Matina Perera. Marina Silva falou das características da crise no país e da necessidade de passar limpo a política com base em novas práticas, uma delas é que a política baseada no dinheiro resultou no que está ai revelado pela operação Lava Jato, com escândalos políticos e uma profunda crise econômica nacional. Destacou na Computer, que o “PT e o PMDB praticaram juntos todos esses crimes contra o patrimônio público. E ao mesmo tempo, durante esses treze anos, eu nunca vi o PMDB fazendo críticas a política econômica do PT, por exemplo”. Destacou a ex-senadora Marina Silva.

O evento foi realizado na Computer Hall, no Bairro do Umarizal, ás 20 horas. A imprensa esteve lá e teve ampla cobertura na capital. Carmen Américo é geógrafa, com Mestrado em Ciências Ambientais pela UFPA, é uma conhecida blogueira do Baixo -Tocantins, tendo reduzido suas atividades por conta de atividades acadêmicas – como se lê no blog. É Coordenadora Executiva da Rede de Sustentabilidade no Estado e faz parte de um Setorial do Partido que é chamado Elo Mulher, do qual participa também Nacionalmente, sendo uma das coordenadoras no Pará. Ela realmente parece Matinta Perera, some e aparece.

Foto: Leo Cabral.

Há algumas semanas ausente de Mocajuba (PA) apenas seus correligionários mais próximos sabiam do pré-lançamento. Nessa perspectiva a entrevista por email, ao que respondeu que há um período legal para campanhas eleitorais e esse pré-lançamento é apenas uma questão formal dentro partido que é informada à sociedade. Que alémt dela, foram reafirmados os compromissos em várias cidades do Pará.

Destacou que em Mocajuba (PA), as oligarquias criam um sistema de vassalagem populista e pós-moderna que atrai as lideranças comumente envolvidas na questão eleitoral. Que há um pensamento comum, de que se é para ser vassalo, que seja de quem já tem poder e dinheiro. Que há um tom agressivo e vergonhoso de uma cobrança aos candidatos e candidatas que defendem uma política de idéias. Que está ainda com compromissos acadêmicos, mas que é importante que os partidos comprometidos com uma nova política lancem Projetos de Cidade e propostas novas. Independente do senso comum achar que política é apenas para quem tem dinheiro. Porque é esse mesmo senso comum que mais tarde reclama e muda de lado novamente quando a crise bate a porta.

“Nossa esperança, meu nobre blogueiro, é que os cidadãos de cidadãs de bem, tenham tanta ousadia quanto os canalhas” – como disse nossa ministra do TSE. É fácil bajular o poder e entrar em círculos viciosos de troca de votos por favores e possibilidades de cargos. Mas os homens e mulheres de bem, não podem temer. A uma crise geral que nos dá esperança que as velhas práticas sejam negadas nas urnas.

“Minha grande meta de vida não é ser prefeita de Mocajuba (PA), apenas acho que temos uma contribuição para dar na atualização do debate e no REDEsenhar da cidade. E também acho que o cidadãos e cidadãs de bem esperam ter alternativa para escolha. Pretendemos lançar o projeto da rede como alternativa. O restante, é com o povo. Muito do que está ocorrendo na cidade, revelam práticas da velha política. O que esperamos é trazer um frescor do perfume da novidade. Obrigada.


Com Informações: Carmen Américo.

Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.