Nono dígito em celular começa a valer hoje no Pará e em outros estados do Norte.
THIAGO VILARINS
Da Sucursal
As 9.282.914 linhas de celulares do Pará terão um nono dígito a partir de hoje. Com a mudança todos os telefones móveis do Estado (DDDs 91, 93 e 94), independentemente da operadora, passarão a ter o dígito “9” antes dos números atuais. Além dos 144 municípios paraenses, a mudança afeta outras 309 cidades dos estados do Amapá (DDD 96), Amazonas (DDDs 92 e 97), Maranhão (DDDs 98 e 99) e Roraima (DDD 95), com cerca de 12 milhões de linhas habilitadas, e deve custar ao todo R$ 58 milhões
para as operadoras.
De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), haverá um período de transição até o dia 11 de novembro, durante o qual as chamadas realizadas com oito dígitos ainda serão completadas. Depois desse prazo, os clientes que não discarem o nono dígito receberão mensagens de orientação até o dia 9 de fevereiro de 2015. Após essa fase, nenhuma chamada com oito dígitos será completada nessas regiões. “Pode haver alguma instabilidade no primeiro dia, mas, a partir daí, o sistema voltará ao normal, sem nenhum problema”, garantiu o presidente da Anatel, João Rezende.
Essa alteração, já implantada em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, tem o objetivo de “ampliar os recursos de numeração para o Serviço Móvel Pessoal”, explica a Anatel. Pernambuco, Paraíba, Ceará, Alagoas, Piauí e Rio Grande do Norte adotarão o nono dígito em 31 de maio de 2015. Minas Gerais, Bahia e Sergipe farão a mudança em 11 de outubro
do próximo ano.
E para facilitar a atualização das agendas de contatos dos aparelhos celulares, as operadoras de telefonia estão disponibilizando aplicativos de ajuda. A TIM, por exemplo, já colocou em operação o “9º Dígito”, disponível para clientes de qualquer operadora. Ele adequa automaticamente os números dos DDDs que já possuem nove dígitos para o novo formato. O aplicativo está disponível gratuitamente para usuários de smartphones Android e, em breve, para usuários da Apple.
Com o mesmo propósito, a Telefônica Vivo também disponibilizou gratuitamente para download na AppStore ou Google Play, o aplicativo “Vivo 9º Dígito”. A operadora também tem comunicado aos clientes que possuem o serviço Vox Fácil, que eles terão a atualização automática do 9° dígito, pois os equipamentos já foram adaptados, sem nenhum custo. Já para os clientes que utilizam o PABX é necessário acionar o mantenedor para que as alterações necessárias sejam feitas.
A Oi também colocou à disposição de todos os usuários o aplicativo gratuito “Oi 9º Dígito”, que além de inserir automaticamente o dígito 9 na frente dos números, também permite formatar os contatos e inserir o código do Estado para que fique mais fácil efetuar as ligações quando ele estiver fora de sua cidade. A operadora ressalta que não será necessário atualizar o aplicativo a cada mudança, apenas rodá-lo novamente na agenda.
Fonte: ORM News.
Comentários
Postar um comentário