Polícia confirma morte de 10ª pessoa após assassinato de PM em Belém.

Allesson Carvalho não resistiu e morreu na manhã desta quinta, 6.
Apesar de ter sido hospitalizado, ele não resistiu e morreu no Metropolitano.

Do G1 PA.


A Polícia Civil do Pará confirmou na manhã desta quarta-feira (6), a morte de mais uma vítima da chacina realizada em seis bairros deBelém na noite de terça-feira (4) e madrugada de quarta (5) após o assassinato do cabo da Polícia Militar Antônio Figueiredo, de 43 anos. De acordo com Rilmar Firmino, delegado geral de polícia, Allesson Carvalho, de 37 anos, foi baleado no bairro da Terra Firme durante a chacina e, apesar de ter sido hospitalizado, não resistiu e morreu nesta manhã (6) no Hospital Metropolitano, em Ananindeua. De acordo com a família da vítima, o óbito aconteceu na noite de ontem.
Segundo familiares que não quiseram se identificar, a vítima tinha transtornos mentais e, apesar da idade, seu comportamento era infantil. "Depois da morte do PM, começou a circular na Terra Firme a informação que era para as pessoas se recolherem, que haveria uma matança. Ainda assim ele saiu de casa, dizendo que ia comprar um churrasquinho. Na rua ele foi atingido por disparos de um motoqueiro encapuzado, tentou fugir pulando um muro mas foi acertado com cinco tiros. Depois disso parou um carro preto, e disse que não era pra ninguém socorrer ele", afirma um parente da vítima.
O policial cabo Antônio Figueiredo foi morto na noite de terça-feira (6) no bairro do Guamá. Ele estava chegando em casa quando foi abordado por três homens, que atiraram contra ele. Na mesma noite, nove pessoas foram assassinadas em seis bairros de Belém, uma das vítimas foi um adolescente de 16 anos. Com a morte de Alesson, sobe para 11 o número total de mortos na chacina.
Após a morte do PM, começaram a circular informações nas redes sociais de que estaria ocorrendo uma chacina nos bairros periféricos da cidade, e que dezenas de pessoas já haviam sido mortas. Diversos vídeos e áudios de supostos tiros sendo disparados foram publicados na internet e compartilhados entre moradores de Belém. Uma mensagem de voz chegou a ser compartilhada por meio do aplicativo WhatsApp em que uma pessoa pedia para que moradores do bairro Guamá não saíssem de casa porque um policial havia sido morto e eles iriam fazer uma "limpeza" na área. A Secretaria de Segurança Pública informou que as informações que circulam nas redes sociais não são verdadeiras, e que só as informações oficiais divulgadas pelo governo devem ser levadas em consideração.
Entenda o caso
Nove pessoas foram assassinadas na noite de terça-feira (4) e na madrugada de quarta (5) em seis bairros de Belém, após o cabo da Polícia Militar Antônio Marcos da Silva Figueiredo ser morto na frente de casa.
Pelas redes sociais, diversas pessoas relataram que supostos policiais haviam convocado grupos para vingar a morte do cabo assassinado, declarando toque de recolher em bairros de Belém. De acordo com a promotoria militar, mesmo com as denúncias a população não deve ceder ao pânico, já que muitos relatos foram exagerados ou trotes. Segundo a polícia civil, falsas denúncias serão investigadas e podem ser punidas. O governo informou que irá aumentar o policiamento, mas descartou solicitar o envio de tropas federais.
Na manhã de quarta-feira a cidade ainda conviveu com a incerteza. Aulas foram suspensas na UFPA, apesar da informação oficial de que o expediente seria normal. Enquanto isto, os corpos de 8 das nove vítimas foram liberados pelo Instituto Médico Legal após reconhecimento de familiares. Uma das vítimas foi Eduardo Galucio Chaves, de apenas 16 anos. Eles foram enterrados na manhã desta quinta-feira (6), em cemitéros da Grande Belém.
Os casos estão sendo investigados pela Divisão de Homicídios da Polícia Civil para verificar a relação entre eles. Pelo menos seis mortes teriam características de execução.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.