E a entrevistada de hoje do quadro "Personalidades Mocajubenses" é Fátima Braga!
Foto: Reprodução Internet |
Como havíamos anunciado na edição anterior do quadro "Personalidades Mocajubenses", não temos um cronograma com exatidão sobre quando iremos fazer postagens à respeito, mas na medida do possível e com o avançar das entrevistas, estaremos publicando tudo na íntegra para que você não perca nenhum detalhe dessas nossas "personalidades".
E a entrevistada de hoje é uma mocajubense muito conhecida pela população; ela já foi vereadora e presidente da câmara do município, já foi secretária de educação da segunda maior cidade do Pará, e o seu nome está entre os mais cotados para pleitear a vaga do executivo de Mocajuba.
Quem é ela Vinícius? O nome dela é Elieth Braga, conhecida carinhosamente por todos como "Fátima Braga"!
Fátima Braga vêm de uma família tradicional do município; filha do ex-prefeito de Mocajuba, Amadeu Braga e de Dona Benedita. Tem 49 anos, é bacharel em Direito com especialização em administração pública, e já tem uma larga experiência e trajetória de vida no meio político nos âmbitos local e regional.
Fátima foi uma das pioneiras no assistencialismo às pessoas mais carentes. Fundou a primeira rádio comunitária de Mocajuba e uma das primeiras da região, (Rádio Comunitária Mocajuba FM - 104,9 MHz). Realiza por muitos anos o "Natal Feliz", onde distribui centenas de brinquedos para crianças de vários bairros do município. Fundou também o primeiro "instituto" de capacitação e formação voltado para a população em geral, o Instituto Fátima Braga, que fica localizado no Bairro da Fazenda, e hoje encontra-se com suas funcionalidades praticamente paradas.
Desde já, agradecemos a Fátima Braga pela atenção e pela boa vontade em nos conceder a entrevista.
Confira agora na íntegra esse bate papo bem descontraído, mas sem fugir dos principais assuntos e temas por nós questionados:
1 - Sempre quando realizamos entrevista com os nossos convidados, fazemos essa pergunta de praxe: Você conseguiria autodescrever os seus pontos positivos e negativos?
Sim, como pontos positivos sou uma pessoa sincera, solidária, tolerante e que tem como bem maior, a fé e a família. Sempre espero das pessoas o melhor, eu acredito no ser humano! Como ponto negativo, sou crítica e exigente até comigo mesma.
2 - Você tem uma meta ou objetivo que possa revelar para nós, que, pretendas alcançar em um futuro próximo ou longínquo?
Todos nós buscamos diariamente o exercício de atividades que nos satisfaçam como cidadã. Eu tenho como maior meta, poder ampliar meu trabalho social através do INSTITUTO FÁTIMA BRAGA, que funciona na nossa cidade, no Bairro Novo, próximo ao Estádio de Mocajuba. Este Instituto foi fundado em 2011 e já passaram por lá mais de 2.000 alunos, sem nenhuma ajuda de Governos Municipal, Estadual ou Federal, para sua manutenção. Hoje, não há regularidade de cursos, consigo realizar atividades eventuais com a ajuda de um grupo de amigos, mas tenho como meta seu funcionamento diário para colocar o Instituto como instrumento de desenvolvimento, servindo de apoio para a geração de emprego e renda, sobretudo na área técnica para jovens que precisam de qualificação, seja no âmbito de preparação para o ENEM, seja no aspecto de profissionalização para abertura de novas oportunidades, além de atividades que alcancem a melhor idade, como um grande centro de convivência e varias atividades educacionais, de saúde, recreativa, entre outros. Recentemente, com a perda da minha mãe, que foi muito brusca, mudei um pouco a minha visão de longo prazo, a vida me surpreendeu! Mexeu muito com a minha estrutura emocional e com meu planejamento pessoal. Por isso, prefiro focar no sonho do presente. O Instituto esta a disposição daqueles que acreditam no trabalho voluntário e social.
3 - As informações que até o momento nos cercam, dão conta de que você será uma possível candidata à prefeita de Mocajuba pelo PMDB. Você confirma ou se posiciona à respeito sobre o assunto?
Confirmo ser pré candidata pelo PMDB. Eu tenho mais de 25 (vinte cinco anos) de vida pública. Fui Vereadora e Presidente da Câmara, depois fui aprovada em concurso público para Auditora da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará, onde exerci o cargo de Delegada da Fazenda em várias regionais como: Santarém, Castanhal, Marabá, Redenção, Portos e Aeroportos. Em 2005, fui cedida à Prefeitura Municipal de Ananindeua, durante toda a gestão do Prefeito Helder Barbalho, onde fui Coordenadora do Programa de Modernização Tributária, Diretora Financeira, Secretária de Planejamento e Secretária de Educação por cinco anos. Após os oito anos de mandato, fui nomeada Superintende Federal de Agricultura no Estado do Pará. Sempre tive vontade de ser Prefeita da minha cidade, hoje, dentro do cenário que estamos vivenciando, entendi que esta poderia ser a hora. Então coloquei meu nome, entre outros pretendentes, a disposição do Partido, com o propósito de fazer um plano de Governo discutido com a comunidade, que foque no cumprimento da Lei que norteia a administração pública, em especial no quesito da transparência pública.
4 - Fátima, o que Mocajuba representa para você?
Mocajuba é minha raiz, meu berço, tem o dom especial de alegrar o meu coração em qualquer situação que eu esteja. Daqui recebi os melhores presentes da minha vida, meu pais maravilhosos, Amadeu e Benedita Braga (que Deus levou recentemente), dos quais tenho muito orgulho e respeito por toda a luta que tiveram conosco, eu e meus irmãos. Éramos 09 (nove) filhos, hoje somos 08, há vinte e cinco anos perdemos nosso irmão Junior. Eu e minha irmã Socorro, fomos alunas do Almirante Barroso, em um tempo em que vínhamos do Jacarecáia. Depois, assim como muitos mocajubenses, fomos estudar para Belém. Fiz minha carreira fora do município, mas nunca perdi o vínculo afetivo com a cidade. Sempre tivemos residência em Mocajuba, com um grande amor pela cidade. As melhores recordações da nossa infância com o avô, a avó, o rio, a praia, a “baixa”, como chamam nossa casa até hoje, fazem parte da minha história. Sempre por onde passei, divulguei nossa cidade. Com o trabalho do Instituto, da rádio Mocajuba FM e ações como o Natal Feliz que realizo há 26 (vinte e seis) anos, busco participar da rotina da cidade, acompanhando os acontecimentos. A minha geração que foi estudar em Belém e os que hoje encontram-se nesta condição, tem em comum o amor a terra, a cultura, enfim, sempre que podem estão na cidade. Pra ca, desejamos sempre o melhor.
5 - O que você acha que precisa ser aprimorado e que o necessita melhorar de fato em Mocajuba?
Precisamos buscar para o município um modelo de desenvolvimento que possibilite a geração de emprego e renda com a perfeita integração das diversas esferas governamentais, Municipal, Estadual, Federal e a comunidade, para o fortalecimento das atividades produtivas do município, buscado a melhoria da qualidade de vida da população, integrando, pela transversalidade das ações, a educação com as demais áreas de gestão pública. Eu acredito no poder transformador da educação e na repercussão positiva desta integração. A principal mudança deve começar pela implantação da transparência pública de todas as formas. A população pode e deve acompanhar os atos do poder público. Ao estabelecer o diálogo com a comunidade através das informações de receita e despesa, prestações de contas públicas, participação ativa de Conselhos representativos, caminhamos para o entendimento do que é possível fazer e cientificamos o cidadão do planejamento da Gestão, monitorando sempre o cumprimento da Lei de Responsabilidade, em especial no limite de gastos com pessoal e no endividamento público.
- Suas considerações finais Fátima:
Eu agradeço a oportunidade de explanar minhas idéias e como mensagem final, queria reiterar minha crença no poder transformador da educação. Com uma educação forte, podemos alcançar e melhorar os indicadores de todas as áreas, saúde, segurança, agricultura, entre outras. É uma construção diária e permanente, sempre teremos que fazer mais e mais pela educação. O alcance de resultados virão a médio e longo prazo. Temos um município com uma vocação agrícola, que precisa ser expandida e diversificada, com possibilidades turísticas maravilhosas, que serão ampliadas com a segunda ponte, com um povo acolhedor, trabalhador. Buscamos uma cidade segura, próspera, que seja referencia na região por suas ações exitosas.
Como vocês puderam conferir acima, Fátima aceitou responder todas as nossas perguntas de forma bem esclarecedora. Agradecemos novamente pela disposição da mesma em nos conceder essa entrevista; o blog ressalta que todas as respostas das perguntas realizadas por nós, são de total autoria de Fátima Braga, afirmando nossa credibilidade e responsabilidade com os nossos entrevistados e internautas.
Em breve novas entrevistas para o quadro "Personalidades Mocajubenses" virão, continue ligado conosco; acesse sempre o nosso blog, curta nossas postagens na nossa página no Facebook, e compartilhe as matérias que preparamos sempre especialmente para você nosso internauta.
Blog do Vinícius Leal, a informação direta e precisa, do jeito que o povo gosta!
Com Informações: Fátima Braga.
Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".
Comentários
Postar um comentário