Mocajuba: Muito mais que uma mera cidade, a nossa Pérola do Tocantins!

Foto - Vinícius Leal

Hoje eu resolvi fazer um singelo texto, uma singela homenagem à nossa querida cidade, que tanto amamos, e que tanto queremos bem.

Mocajuba, muito mais que uma cidade, a nossa Pérola do Tocantins; por que eu escolhi esse tema? Justamente para falar da nossa pequeninha cidade, que de pequena só tem em tamanho territorial, porque de alegria, amor, cumplicidade e hospitalidade tem para dar e vender.

Embora a situação que o nosso município vem enfrentando com vários empasses na gestão municipal, e também pela falta de investimentos massivos na criação de novos empregos e de obras que mudem realmente a qualidade de vida do nosso povo, fazem com o brilho da Pérola do Tocantins não reluza da forma como deveria.

Uma cidade abençoada e banhada pelo grandioso Rio Tocantins, que corta estrategicamente todo o território do município, deixando por onde passa, a calmaria das suas águas ora esverdeadas, ora escuras; que tem a missão de "abastecer" milhares de pessoas que moram nas suas margens de diversas formas, seja como meio transporte, dando alimento, ou fornecendo o bem universal da vida humana, a água.
Foto - Vinícius Leal

Uma cidade conhecida como a "Terra da Manga", que nos períodos sejam da florada ou da colheita da fruta, embelezam as praças e as ruas por onde se passa; uma cidade que já teve seus tempos áureos, e foi conhecida como a "Capital Mundial da Pimenta-do-Reino", e que fomentou e muito a economia local e regional, e deixou boas marcas que jamais serão esquecidas, e com certeza deixam saudades pelo ritmo frenético de vida em que viviam o nosso povo.

Conhecida também por ser um município turístico, e que recebe milhares de conterrâneos e turistas nos períodos sejam eles de: Ano Novo, Carnaval, Verão Amazônico ou da Festividade de N. Sra. da Conceição; e que visitam a nossa cidade para rever seus familiares e aproveitar as belezas, encantos naturais e os pontos turísticos que a Pérola do Tocantins tem à oferecer.

A cidade mais urbanizada do Baixo Tocantins, e a que moram mais pessoas na zona urbana do que na zona rural. A que tem o maior IDH, um dos maiores PIB's da região, e mesmo com um crescimento, seja ele econômico e populacional não tão acelerado, não perdermos as esperanças de dias melhores, e realmente mudar a situação em que se encontra o nosso município.
Foto - Vinícius Leal
Nosso povo com certeza tem grande religiosidade em sua vida; seja ela através da Igreja Católica, Candomblé, Espírita, Evangélica e entre outros denominações religiosas; sempre respeitando a opção/opinião de todos, e sempre mantendo a "tolerância" sobre vários quesitos.

Durante esse 120 anos de Mocajuba, muitas mudanças aconteceram; como a chegada da luz elétrica da UHE Tucuruí, a chegada da TIM em 2005 e em 2015 a Claro, entrada de algumas emissoras de televisão, a saída de outras, a criação de novos bairros, praças, a chegada de novos bancos, farmácias, lojas, supermercados, e entre outros tipos de empreendimentos e obras.

Precisamos manter vivo em nossos corações, o desejo de mudança e da melhoria da nossa Pérola do Tocantins. É através do diálogo, da união e do respeito mútuo, que podemos construir uma "Nova Mocajuba", um novo tempo para a nossa gente.

Não é apenas disparando farpas de um lado e de outro, que mudaremos a situação da nossa cidade, e sim, procurarmos consertar os erros do passado, sem nos esquecermos dos mesmos, para que nos sirvam de lição e não cometamos novamente o mesmo equivoco.

Por fim, que possamos manter a esperança de dias melhoras na nossa querida Pérola do Tocantins, onde a harmonia entre política e população se faça verdade, porque só assim, um município pode se desenvolver e mudar a situação em que se encontra. Que a educação, a saúde, a segurança, a sustentabilidade apareçam de fato, para que a Mocajuba que tanto queremos e sonhamos vire realidade.

Mocajuba merece respeito, e esse respeito não é somente para aqueles que designamos para nos representar, seja ele no executivo ou legislativo, e sim um respeito por parte de todos. Muitas vezes, pequenas ações boas, se tornam grandes seja ela qual for o seu motivo.
Foto - Vinícius Leal

Vamos valorizar aquilo que temos, e muitas vezes esse ditado se faz bastante presente: "Porque a grama do vizinho é mais bonita que minha?". E você também fazer com que "a sua grama", se torne atraente também. Como? Valorizando aquilo de melhor que sua cidade tem à oferecer, e divulgando-a.

E não se esqueça, Mocajuba com certeza será sempre a nossa Pérola do Tocantins!

#Cuide!
#Divulgue!
#Valorize!


Texto: Vinícius Leal - "Blog do Vinícius Leal".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.