Caso "Tiago Leal", será que os profissionais da saúde fazem seu trabalho com "amor" ou apenas pelo "dinheiro"?





Bom, depois de umas merecidas férias, e sem avisar no blog. (Risos). Queremos pedir desculpas aos nossos internautas pela demora nas atualizações de informações sobre Mocajuba e Região. Mais o motivo que fez voltar e fazer um relato indignatório sobre esse fato que está no tema deste post é de saber mesmo se "os profissionais da área da saúde fazem seu trabalho com AMOR ou se é apenas pela remuneração FINANCEIRA da carreira?

Esse jovem que está na foto acima, com o nome de Tiago Gomes Leal, meu primo, tinha 16 anos, morava em Tucuruí - Pará, concluiu seu Ensino Médio esse ano, Zagueiro do sub 17 do time Independente Futebol Clube de Tucuruí, um adolescente que tinha ainda muito o que viver, aproveitar de bom que a vida poderia lhe proporcionar, e construir uma carreira belíssima e promissora no futebol do seu time que amava em fazer parte!

Bom, mais e ai? O que me interessa em saber do perfil desse jovem?

Esse jovem teve sua Vida ceifada por um erro gravíssimo médico, que sem ao menos avaliar a sua condição médica detalhadamente, prescreveu que lhe aplicasse DUAS doses de Benzetacil de uma única vez, sem ao menos saber se Tiago era alérgico ou não ao medicamento.

Outro fato que indigna muito, e que até eu, um simples leigo ainda nessa área saberia dizer que DUAS doses de Benzetacil, e algo estupidamente agressivo ao corpo humano de alguém. Pós muitos medicamentos algumas vezes são calculados pelos pesos dos pacientes e suas condições de saúde.

Cadê a ética, o compromisso, a responsabilidade que os médicos e os profissionais que lhe atenderam no posto de saúde em Tucuruí se comprometeram no momento da sua diplomação? Fizeram jus ao lema "Um Profissional à Serviço da Saúde"? Em salvar vidas custe o que custar? Em apenas um olhar acho que não!

Precisamos de profissionais mais coerentes e mais prestativos com todos! Pós não importa se era no Sistema Único de Saúde - SUS ou Plano de Saúde, todos tem que fazer sua parte como profissional da saúde. Sabemos que em muitos casos existem profissionais que apenas exercem sua função apenas pela remuneração, coisa que nesse caso não deveria subir tanto na cabeça dessas pessoas. A missão "Salvar Vidas" não deve ser uma mera frase que saia da boca pra fora de algumas pessoas que juram na frente de todos antes de receber seus diplomas, e sim colocar em prática todos os dias enquanto exercerem essa belíssima profissão que é a Medicina!

Sei que por mais que eu esteja daqui a algumas semanas se Deus quiser iniciando uma nova fase da minha Vida, entrando na minha carreira universitária na área de Biomedicina, devo fazer aquilo que irei ser designado com muito amor, responsabilidade e clareza nas análises e diagnósticos à serem realizados. E sem dúvidas ou mentira alguma eu AMO aquilo que eu escolhi para a profissão da minha Vida, e procurei, pesquisei e analisei muito bem se era isso mesmo que eu queria para o meu futuro, e vi que não foi por influência ou por falta de escolha que eu resolvi que iria fazer Biomedicina. E falo isso à todos também, não faça nada que você obrigado ou por influência de muitos que no final não decidirão em nada na sua Vida. Faça aquilo que você gosta, que você ama, pois serão anos de estudos desperdiçados por aquilo que você não tem vocação e não sente feliz naquilo que você faz!

Não quero fazer desse post apenas algo sensacionalista, somente porque um parente meu perdeu sua Vida por um erro médico, mais também fazer nem que seja um pouco de justiça por aquelas pessoas que também perderam suas vidas por erros médicos muitas grosseiros. E dizer que a impunidade tem que chegar ao fim em todos âmbitos, que haja mais transparência e coerência de várias formas. Que a Vida de alguém vala mais que o dinheiro que você ganha na sua quinzena ou no mês como médico ou outro profissional da saúde, pois uma Vida sem dúvidas tem um valor inestimável, e tira-la sem o consentimento natural de Deus e algo com certeza irreparável para a família, amigos e conhecidos.

Meus sinceros e calorosos pêsames ao seu pai Germano Leal, e a sua mãe Ilda, também a toda a nossa família que tinha admiração e carinho fraterno por você Tiago, ao seus amigos que muitos sem dúvidas sentirão muito a sua falta pela pessoa que você era.

Em nome de toda a Família Leal quero deixar a nossa indignação e tristeza que o Tiago sofreu em pouquíssimos dias.

#DescanseEmPaz! 
#TiagoLeal!
#DeusÉContigoEConosco!



Texto: Vinícius Leal.
Fotos: Reprodução - Facebook.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Filho da secretária de saúde de Mocajuba, "Lúcio Assunção", é preso por extorsão e por se passar amigo de membros do Ministério Público. Confira!

Cametá ganha "novo" meio de transporte para Belém. Confira!

Utilidade Pública: Saiba qual é o horário que sai o catamarã Bom Jesus, tanto de Belém quanto de Cametá.